Filie-se

O SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO RIO DE JANEIRO (SENGE-RJ) tem como principal função defender os direitos dos profissionais de Engenharia do estado do Rio de Janeiro, tais como engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos e de profissões similares ou conexas, de nível superior.  Para o SENGE-RJ, é fundamental trabalhar pelo desenvolvimento da Engenharia Nacional de modo a atender às necessidades do cidadão, através de políticas públicas, em que a engenharia é de fundamental importância.

Ao longo de seus mais de 80 anos, o SENGE-RJ tem garantido conquistas, proporcionando o debate e o diálogo entre empregadores e empregados. A lei 4.950 A/66 é fruto de uma importante mobilização dos trabalhadores em busca do Salário Mínimo Profissional (SMP) e da regulamentação das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor.

O sindicato desenvolveu um sistema de votação eletrônica, o VOTA SENGE, que permite, dentre outras coisas, realizar eleições, pesquisas de opinião e enquetes sobre diversos assuntos. O sistema possibilita uma maior participação dos associados. Tudo isso com segurança, transparência, sigilo do voto e confiabilidade.

Para que o SENGE-RJ possa cumprir seu papel, a participação da categoria é muito importante. A sindicalização é fundamental para fortalecer a entidade e torná-la cada vez mais representativa.

Como se sindicalizar?

Para se sindicalizar, o trabalhador deve preencher a ficha disponível no site do SENGE-RJ ou comparecer à sede do Sindicato e procurar a administração, que auxiliará no preenchimento.

A contribuição social é um valor facultativo, que é pago mensalmente apenas pelos trabalhadores associados ao sindicato. A contribuição sindical, no entanto, é obrigatória a todos os profissionais representados pelo SENGE-RJ, isto é, engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos e de profissões similares ou conexas, de nível superior, do estado do Rio. A contribuição sindical está prevista no artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Portanto, é o pagamento da contribuição social que torna o engenheiro sócio do SENGE-RJ.

O profissional pode se tornar um sócio efetivo do Sindicato, caso seja formado em engenharia, ou sócio profissional, que é aquele de profissão similar ou conexa à engenharia,, desde que comprove a diplomação da graduação.

Existe ainda o sócio aspirante, que é o estudante de engenharia. Esse tipo de associação é gratuita e, quando o estudante se forma, o Sindicato entra em contato para saber se deseja manter a filiação.

Benefícios

Ao se filiar ao SENGE-RJ, os profissionais podem participar das eleições, nos termos do Estatuto e Regimento Interno do sindicato. Os sócios contam com vários benefícios, como: assistência jurídica, convênios com diversos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço.  Além disso, o sindicato fornece espaços de formação e cultura aos seus associados, além de promover e participar de negociações que visam celebrar Convenções, Acordos e Contratos Coletivos de Trabalho.

Sócio Efetivo - Profissional já formado

Sócio Aspirante - Estudantes