ORÇAMENTO DE OBRAS CIVIS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

Inscrições até 16 de outubro. Aulas às 2ªs e 5ªs

Quarta, 05 de Setembro de 2018, 23:31 h

]

INCREVA-SE AQUI

ORÇAMENTO DE OBRAS CIVIS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 

Carga horária
: 30 horas
 
Local: Av. Rio Branco, 277, 8° andar 
 
Público-alvo:  arquitetos e engenheiros de diversos segmentos.
 
Descrição
Desenvolver uma concepção prática sobre orçamento de obras civis e serviços de engenharia de maneira a que o participante adquira um conjunto de conhecimentos e habilidades com relação aos conceitos, processos, ferramentas e técnicas demandadas por empreendimentos de construção e suas interfaces.
Os conceitos serão transmitidos de acordo com metodologia que mescla os conhecimentos técnicos consagrados na literatura e a experiência da docente, de forma a possibilitar um aprendizado atual e fundamentado. Neste sentido, a capacitação foi desenvolvida integrando teoria e prática.
 
Conteúdo programático
 
1. Temas abordados:
Fases de projeto, Projeto básico, Licitação (etapas e legislação), Identificação e quantificação de serviços, Estrutura analítica de Projeto (EAP), Mão de obra direta e Indireta, Encargos Sociais, Custo horário de equipamentos, Bonificação e Despesas Indiretas (BDI), Composição de preço unitário, elaboração de orçamento, Curvas ABC, Planilha de Preço Unitário (PPU), Demonstrativo de formação de Preço (DFP), Ferramentas computacionais de apoio a elaboração de orçamentos, Tabelas de referência salarial, Atualização de insumos e equalização de propostas, Banco de Dados e Introdução ao BIM 5D.
2. Parte prática
Será disponibilizado a todos os alunos versão DEMO estudantil de software de orçamento para instalação em computador pessoal. O aluno ao longo do curso terá acesso como usuário a uma ferramenta computacional de ponta, possibilitando elaborar ao longo do curso o orçamento completo de uma obra e gerar todos os relatórios necessários para análise.
 
OBSERVAÇÕES: 
- Será necessário o uso de notebook pessoal durante as aulas (a professora indicará quando deverão trazê-lo).
- Embora o exercício prático do treinamento seja voltado para a área de civil, o programa é interessante para diversos segmentos da engenharia.
 
Profª. Izabella Pessoa de Castro
Engenheira civil, Doutora em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia - IME, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Pós-graduada em Gestão nos Negócios de Petróleo e Gás pelo Instituto Brasileiro de Petróleo – IBP e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da UFF. 
Atuou durante 35 anos no mercado como engenheira, em empresas de serviços de concretagem (CENTRALBETON do grupo Lafarge, SUPERMIX do grupo VOTORANTIM e CONCRETEX do grupo Holdercim), recuperação e reforço de estruturas (JATOCRET), orçamento de obras públicas (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro TJ-RJ, Departamento de Engenharia e Arquitetura do Estado do Ceará – DAE-CE), orçamento de lançamento de dutos submarinos “offshore” e recuperação e adequação de embarcações (PETROBRAS). 
 
Investimento 
Sócios do SENGE-RJ (aspirante e profissional) e profissionais regularizados no CREA-RJ: R$ 450,00
Não sócios: R$ 600,00 
Pagamento em até 10x no cartão de crédito ou à vista por meio de boleto bancário.
 
- Para obter o desconto destinado a profissionais regularizados no CREA-RJ, é necessário estar cadastrado no site do SENGE-RJ, na categoria Profissional.
- As vagas são limitadas.
- A realização da atividade depende de quantidade mínima de matrículas. Em caso de cancelamento, o inscrito será informado por e-mail e o valor da inscrição será devolvido. 
- A desistência do curso, após a confirmação da inscrição, implicará a perda total do valor investido.

Voltar