Vistoria de Pontes e viadutos de concreto

Inscrições estendidas até 9 de novembro

Segunda, 15 de Outubro de 2018, 10:19 h



Inscreva-se aqui

VISTORIA DE PONTES E VIADUTOS DE CONCRETO 
 
Aulas dias 13, 14, 21 e 22/11 
18h30 às 21h 
 
Inscrições ESTENDIDAS até  9 de novembro 
 
Carga horária: 10 horas 
 
Local: Av. Rio Branco, 277, 17° andar 
 
Público-alvo: engenheiros, arquitetos, graduandos de Engenharia e técnicos.
 
Descrição
O curso vem preencher uma lacuna na grade de matérias que compõem o histórico escolar universitário, e tem por base as indicações da NBR 9452, assim como as diretrizes do National Highway Institute, do Federal Highway Administration, dos Estados Unidos, e também as premissas de especificação técnica da DERSA, de São Paulo.
 
Objetivo
Proporcionar aos profissionais da área conhecimentos gerais e específicos, teóricos e práticos sobre inspeções das estruturas de concreto, notadamente aquelas atinentes às obras de arte especiais.
 
Conteúdo programático
Pontes no mundo, histórico das pontes, acidentes com obras, choques de navios contra pontes, razão de vistoriar, finalidades da vistoria, conceituações básicas, mecanismo estrutural, patologia, terapia e profilaxia, durabilidade, vida útil e desempenho, tipos de vistoria, qualificação do inspetor, responsabilidades e obrigações, preparando-se para a vistoria, equipamentos e materiais de vistoria, principais defeitos em uma estrutura, origem dos defeitos, caracterização dos defeitos, lei dos cinco, NBR 9452, Bridge Inspector´s Reference Manual, ET – C21/002, da DERSA, DNIT 010/2002, vistoria especial em aparelhos de apoio, juntas de dilatação submersa e pavimentos, vistoria especial em concreto protendido, casos especiais de vistoria, segurança durante a vistoria, GUT (gravidade, urgência, tendência), parâmetros estruturais, funcionais e de durabilidade, relatórios patológicos e terapêuticos, diagnósticos, ensaios não destrutivos, priorização de recuperação, casos práticos, situação específica da Ponte Rio-Niterói, avaliação técnica, comentários e conclusões.
 
Prof. Carlos Henrique Paiva Siqueira
Engenheiro civil diplomado pela Universidade Federal da Paraíba em 1971, pós-graduação pela Coppe – UFRJ – mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense, supervisor da construção da Ponte Rio-Niterói, responsável técnico pela manutenção da ponte durante 17 anos, consultor para as atividades de manutenção da ponte há mais de 23 anos, professor convidado do governo chinês para lecionar a cadeira de Vistoria de Pontes na cidade de Pequim, professor da Universidade Estadual de Londrina, lecionando a cadeira de vistoria e manutenção de pontes e tecnologia do concreto protendido, palestrante em vários congressos nacionais e internacionais, mais de 5000 obras vistoriadas, diretor da ABPE – Associação Brasileira de Pontes e Estruturas, Consultor da RIOCON – Consultoria e Engenharia Ltda.
 
Investimento 
Sócios do SENGE-RJ (aspirante e profissional) e profissionais regularizados no CREA-RJ: R$ 250,00
Não sócios: R$ 300,00 
Pagamento em até 4x no cartão de crédito ou à vista por meio de boleto bancário.
 
- Para obter o desconto destinado a profissionais regularizados no CREA-RJ, é necessário estar cadastrado no site do SENGE-RJ, na categoria Profissional. Acesse: https://www.sengerj.org.br/.
- As vagas são limitadas.
- A realização da atividade depende de quantidade mínima de matrículas. Em caso de cancelamento, o inscrito será informado por e-mail e o valor da inscrição será devolvido. 
- A desistência do curso, após a confirmação da inscrição, implicará a perda total do valor investido.
 

Voltar