Ruído ambiental, industrial e urbano

Segunda, 03 de Junho de 2019, 16:56 h

Inscrições até 2 de julho

Público-alvo: engenheiros, geólogos, peritos, estudantes universitários da área tecnológica, técnicos de segurança do trabalho, Prefeituras / Secretaria de Meio Ambiente / Mistério Público – Peritos, órgãos ambientais, empresas de consultoria ambiental, responsáveis pela gestão ambiental de parques eólicos.

Conteúdo

O objetivo principal é tornar os participantes aptos a realizarem a emissão de laudos periciais, relatórios, pareceres sobre a questão do ruído ambiental, industrial e urbano. Também será abordado o ruído ocupacional (ambiente de trabalho).

PARTE 1 - Conceitos e Teoria

- Introdução / objetivo do curso

- O que é o som e sua geração

- Oscilador harmônico

- Ondas em uma corda

- O que é uma onda

- Onda transversal e longitudinal

- Velocidade de propagação de uma onda

- Comprimento de onda

- Passagem de uma onda de um meio para outro

- Velocidade de propagação do som em vários meios

- Difração versus freqüência

- Altura do som

- Velocidade do som

- Intensidade do som

- Timbre

- Pressão sonora

- Propagação do som

- O som e o ser humano

- Ruído

- Fontes de ruído

- Tipos de fontes de ruído / gráficos

- Geração do som

- Controle de ruído

- Malefícios do ruído no homem

- Dedução de expressões e entendimento do decibel

- Potência sonora e nível de pressão sonora

- Adição de níveis "pelos dois métodos"

- Subtração de níveis de ruído

- Exercícios

- Curva de compensação  "A"

- O que é oitava e 1/3 oitava

- O que é Leq ; Sel ; LN estatístico

- Câmara reverberante / anecóica

- Propagação dos sons nos recintos

- Frente de onda

- Superfícies convexas e côncavas

- Efeito vento e temperatura

- Tratamento acústico

- Propriedades dos materiais absorventes

PARTE  2 - Instrumentação / Medições

- Medidores de nível de som e seus controles

- Calibradores acústicos

- Filtro de freqüência

- Manipulação da instrumentação / exercícios práticos

- Aula Prática – interna e externa com medição no trânsito com interpretação do volume de trânsito por faixa seletiva

- Estudo de EIA através de programa de simulação de ruído com a confecção de mapas

PARTE 3 - Legislação

- Legislação vigente - Resolução Conama 01 / 90 de 08 / 03 / 90 - NBR 10151, publicada em 31/05/2019.

- Lei Estadual/ RJ - 4324 de maio de 2004

PARTE 4 -  Materiais Acústicos e Filme sobre Barreira Acústica

Apresentação de materiais acústicos e seus coeficientes de absorção e experiência de 22 anos trabalhando na área de controle e medição de ruído (diversos casos).

Instrutor

Fernando Reinaldo Faccin - Engenheiro Civil, profissional da FEEMA / INEA ocupando o cargo de Engenheiro/Analista Ambiental com as seguintes funções: Analista Ambiental/Engenheiro do  Setor de Controle de Ruído e Vibração – Instituto Estadual do Ambiente – INEA (atual). Professor da Universidade Gama Filho – Curso de Pós Graduação em Auditoria e Perícia / Área de ruído  – Rio de Janeiro, Salvador, Cuiabá, São Luís. Ministrou cursos de medição e controle de ruídos na SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro) e nas Prefeituras do Estado do Rio de Janeiro.

Sócios do SENGE-RJ (aspirante e profissional): R$ 400,00

Profissionais regularizados no CREA-RJ: R$ 800,00

Demais profissionais: R$ 1000,00

Descontos

Sócios: para obter o desconto destinado aos sócios do sindicato, o profissional deve ser filiado ao Senge-RJ há pelo menos 1 ano e estar em dia com suas contribuições sociais. No caso de sócios com menos de 1 ano de filiação, podem obter desconto sem carência desde que paguem, antecipadamente, 12 meses de contribuições sociais;

Profissionais regularizados no CREA-RJ: para obter o desconto destinado a profissionais regularizados no CREA-RJ é necessário se cadastrar no site do SENGE-RJ, na categoria Profissional. Antes de se inscrever, acesse: https://www.sengerj.org.br/ para solicitar seu cadastramento. Se tiver dúvidas, escreva para capacitacao@sengerj2.org.br.

OBSERVAÇÕES:

- Todo o material didático é enviado por e-mail.

- A entidade se reserva o direito de cancelar ou adiar a atividade, caso não haja o mínimo de inscritos necessário à sua realização. Em caso de cancelamento, o profissional será informado por e-mail e o valor da inscrição será devolvido.

DÚVIDAS: capacitacao@sengerj2.org.br