Dia 12, na ABI, criação da Frente Estadual em Defesa da Petrobras, da Soberania e do Desenvolvimento

O evento, às 18h, é iniciativa de 12 entidades da sociedade civil, entre elas o Senge RJ, e faz parte da mobilização por mais emprego e contra o desmonte do Estado

Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 14:24 h


Na próxima quinta-feira (12), às 18h, acontece no auditório da ABI, no Rio, o lançamento da Frente Estadual em Defesa da Petrobras, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento. A iniciativa é de entidades da sociedade civil, parlamentares e sindicatos, e faz parte de uma agenda visa mobilizar a população em torno de um projeto de país com mais emprego e desenvolvimento, garantindo a sobrevivência das estatais e do serviço público brasileiro, contra o desmonte do Estado promovido pelo atual governo.

Integram o grupo organizador do ato o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), a Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Crea-RJ, Clube de Engenharia, Federação Única dos Petroleiros, Federação Nacional dos Petroleiros, Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), CUT, CTB, CSB. O evento tem o apoio também de associações empresariais, como a Abimaq, Sinaval e Abiquim.

Com o programa de privatizações que reúne a Petrobras e o Pré-Sal, refinarias de petróleo, e mais 17 empresas estatais já listadas, entre elas, Eletrobras, Casa da Moeda, Serpro e Dataprev, o governo federal coloca em marcha programa radical de transferência do patrimônio público ao capital privado nacional e estrangeiro. Contra essa perspectiva de terra arrasada, será apresentado, durante o ato, o manifesto de lançamento da Frente Estadual em Defesa da Petrobras, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento.

O evento será transmitido ao vivo pela TV Comunitária, pelo CREA-RJ e outros veículos. Já estão confirmadas as transmissões pelas plataformas Jornalistas Livres, Tijolaço e Nocaute. Também foi criada uma página oficial no Facebook e qualquer entidade pode compartilhar o link da transmissão.  Entre os presentes já confirmados estão o geólogo Guilherme Estrella, que foi chefe da equipe da Petrobras responsável pela descoberta das reservas de petróleo na camada pré-sal, e o ex-senador Roberto Requião, presidente de honra da Frente Nacional em Defesa da Soberania.
 

Voltar