Assembleia aprova proposta de trabalho híbrido na Enel (Ampla), com ressalvas

A maioria votou a favor das condições apresentadas pela empresa, mas registrando no documento final que discordam das cláusulas relacionadas ao horário de disponibilidade. Confira os detalhes no link.

Negociação Coletiva: Senge-RJ x Ampla Energia e Serviços S.A.
Vigência: 2022/2023
Data da ocorrência: 04/10/2022
Ocorrência: Resumo de assembleia

INFORMES da ASSEMBLEIA dos(as) ENGENHEIROS(AS) da ENEL Distribuição Rio e dos(as) PROFISSIONAIS DO STIEEN, REALIZADA EM 03 DE OUTUBRO DE 2022.

O representante sindical do SENGE-RJ Aluires Mothé, em conjunto com o presidente do Sindicato do STIEEN, Eduardo Machado, apresentou o novo modelo híbrido de trabalho na ENEL-RIO, que foi enviado previamente para conhecimento dos participantes. Informou que foram feitas algumas modificações no documento anterior, que serão debatidas nesta assembleia.

Foram levantadas considerações sobre alguns itens, como o texto da clausula 1.2 letra C, que estipula um teto de 80% a 60% dos dias de trabalho presencial em cada mês, sem prejuízo das normas específicas previstas em algumas áreas (por exemplo, espaços ENEL).

Também foi questionado o tempo de conexão/desconexão apresentado via intranet aos empregados que, segundo os mesmos, deveria seguir o horário de trabalho já vigente. O representante sindical do SENGE-RJ leu e-mail que recebeu da ENEL no dia 30/09, propondo a conexão às 7:30 hs e a desconexão às 19:00hs e a conexão obrigatoriamente das 10h:00 às 12h:30 e das 14h:30 às 16h:30 ambas nos dias úteis de trabalho. Os trabalhadores questionaram o fato desta proposta não estar no documento debatido nesta assembleia e, portanto, os participantes solicitaram a inclusão desta proposição no documento para que a proposta seja aprovada na íntegra.

Eduardo Machado, dirigente do STIEEN lembrou que no ACT vigente o regime de trabalho é presencial e que a Empresa está fornecendo a possibilidade do Smart Working (Trabalho Inteligente), conhecido como home office.

Foi questionado o item D da cláusula 1.5, que foi suprimido da versão anterior e tratava do aviso de comparecimento presencial do empregado(a), com antecedência mínima de 48 horas em casos emergenciais e de uma semana nos demais casos. O dirigente Aluires disse que a Empresa considerou estes prazos excessivos para a dinâmica do trabalho, mas os casos particulares onde o(a) empregado(a) não estiver disponível de imediato serão analisados por seu gestor.

Após os devidos esclarecimentos às dúvidas apresentadas, foi aprovado o encaminhamento de que o documento apreciado e debatido nesta assembleia fosse levado à votação, com as ressalvas apontadas pelos participantes.

Em regime de votação:

PROPOSTA 1) Você aprova o modelo híbrido de trabalho na ENEL-RIO apresentado nesta assembleia, com a ressalva quanto ao direito de conexão/desconexão, respeitando o horário de trabalho já pré-estabelecido para o escritório e para as bases operacionais?  SIM 95%; NÃO 5%; ABSTENÇÃO 0%

PROPOSTA 2) Você aprova o modelo híbrido de trabalho na ENEL-RIO apresentado nesta assembleia, com a ressalva quanto à inclusão de horário em que o empregado deve sempre garantir sua disponibilidade (de 10h:00 às 12h:30 e das 14h:30 às 16h:30)? SIM 84%; NÃO 5%; ABSTENÇÃO 11%

Portanto, as duas ressalvas apontadas pelos participantes serão incluídas no documento aprovado nesta assembleia, sendo este resultado comunicado por e-mail a empresa.

Foi levantada também a questão referente ao “Short Friday” na sede da ENEL, que vem sendo adotado pelos(as) engenheiros (as) sem ter sido previamente acordado com o SENGE-RJ e isto será objeto de questionamento à Empresa em próxima reunião.

O Presidente do Sindicato do STIEEN, Eduardo Machado, deu informes sobre os graves erros ocorridos com transferências promovidas pela ENEL/RIO a trabalhadores filiados ao STIEEN, que passaram a ser representados pelo SINTERGIA-RJ, e disse que no próximo dia 20/10 haverá mediação no MPT/RJ sobre esta questão.

SENGE RJ

Email: [email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (WhatsApp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.