Assembleia aprova proposta do Sinaenco

Por 89%, a AGE votou para fechar a CCT 2022-2023, que prevê reajuste de 7% em pisos e salários retroativos a maio/22, 12,47% nas cláusulas econômicas e Vale Refeição/Alimentação de R$ 38,00.

Negociação Coletiva: Senge-RJ x SINAENCO-RJ – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
Vigência: 2022/2023
Data da ocorrência: 16/09/2022
Ocorrência: resumo de assembleia

INFORMES DA ASSEMBLEIA EM 13 DE SETEMBRO DE 2022

No dia 13 de setembro de 2022 foi realizada assembleia convocada pelo SENGE/RJ, SARJ e SINTCON para discutir a contraproposta apresentada pelo SINAENCO para a CCT 2022-2023.

Os dirigentes sindicais fizeram suas saudações aos participantes e deram os informes da última rodada de negociação da CCT 2022-2023 com o SINAENCO. Reiteraram que a atual conjuntura política e econômica tem apresentado impactos severos sobre as negociações salariais das diversas categorias e tal argumentação foi utilizada pelo sindicato patronal como justificativa para não repor integralmente as perdas salarias do período, alegando dificuldades diante do atual cenário econômico do país para efetuar novos contratos e até mesmo para cumprir as obrigações trabalhistas dos contratos que se encontram em vigor. Os representantes do SINAENCO alegaram ser impossível estender o índice do IPCA (12,47%) aos pisos e salários. Os dirigentes sindicais questionaram a contraproposta, que foi aquém da reivindicada pelos trabalhadores e trabalhadoras, e insistiram que fosse aplicado o referido índice sobre todas as cláusulas da Convenção. O sindicato patronal manteve sua proposta de 7% (sete por cento) de reajuste para pisos e salários, retroativo a maio de 2022, porém concordou que as demais cláusulas econômicas fossem atualizadas pelo índice do IPCA (12,47%), além de aumentar acima deste percentual os valores para VA e VR. Os dirigentes sindicais, embora não concordando com a contraproposta do SINAENCO, afirmaram que iriam levá-la à apreciação da categoria em assembleia.

Em seguida, o dirigente do SINTCON, Júlio, fez a leitura da contraproposta do SINAENCO: reajuste de 7,0% em pisos e salários retroativo a maio/22; reajuste de 12,47% nas cláusulas econômicas e Vale Refeição/Vale Alimentação passando para R$ 38,00 (trinta e oito reais)..

E fazendo o pagamento das diferenças em até 4 vezes, de acordo com o período retroativo em aberto, ou seja:

. diferença de Maio em folha de setembro + reajuste no mês;
. diferença de Junho em folha de outubro
. diferença de Julho em folha de novembro
. diferença de Agosto em folha de dezembro.

Os trabalhadores presentes fizeram seus questionamentos, especialmente quanto ao parcelamento em quatro vezes dos valores retroativos. Foram prestados esclarecimentos e todos concordaram que, diante da atual conjuntura, a contraproposta, embora aquém do pretendido, apresentou algumas vantagens, como o reajuste de 18,75% nos valores dos Vales Alimentação e Refeição.

Em seguida, passou-se à votação da contraproposta, com o seguinte resultado:

. APROVAÇÃO:- 89% (oitenta e nove por cento)

. REJEIÇÃO:-  8% (oito por cento)

. ABSTENÇÕES:- 3% (três por cento)

Os Sindicatos irão formalizar em ofício o resultado desta assembleia ao SINAENCO a fim de ser dada sequencia aos devidos trâmites para assinatura da CCT 2022-2023.

SENGE RJ

Email: [email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.