Audiência reforça aprovação do ACT 2021/2023 com a EPE

Falta, agora, a empresa fazer tramitar o acordo a tempo de ser assinado antes do fechamento da folha de junho, permitindo, assim, os efeitos retroativos dos reajustes a janeiro/2022 (3,38%) e de 7,28% a partir de maio/2022.

Negociação Coletiva: Senge-RJ x Empresa De Pesquisa Energetica

Vigência: 2021/2023

Data da ocorrência: 06/06/2022

Ocorrência: Mediação MPT/TRT

No dia 6 de junho, foi realizada a segunda audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), com a presença de representantes da empresa, dos Sindicatos (Senge-RJ, Sintergia-RJ e SinaeRJ) e membros da Comissão de empregados da EPE. O objetivo da audiência, no entendimento dos sindicatos, era a assinatura do ACT 2021/2023. A empresa alegou que, apesar de haver concordância com os termos do acordo, é necessário que os termos finais sejam, formalmente, confirmados pelos sindicatos, termo este que será submetido à primeira reunião da diretoria executiva e, em seguida, ao CA e à Sest para aprovação e assinatura. Apesar de entenderem desnecessária essa confirmação, tendo em vista que a aprovação da contraproposta da EPE, aprovada na AGE do dia 2 de junho, já havia sido comunicada à empresa logo após a assembleia e ratificada na reunião de mediação realizada ontem (6 de junho), os sindicatos reafirmaram, por e-mail, tal confirmação e a advogada o Senge-RJ também o fez, perante o avogado da empresa.

Os sindicatos e os trabalhadores fizeram a sua parte. Falta, agora, a empresa honrar seu compromisso de fazer tramitar o acordo pelas várias instância a tempo do ACT 2021/2023 ser assinado antes do fechamento da folha de junho, permitindo, assim, os efeitos retroativos dos reajustes a janeiro/2022 (3,38%) e de 7,28% a partir de maio/2022.

e-mail confirmando anuência dos termos do ACT 2021-2023 06-06-2022.pdf