Cem entidades debatem online, neste sábado (27), a questão ambiental

A prévia virtual da Conferência Livre Estadual do Meio Ambiente e Agricultura - CLEMAARJ 2020 acontece das 9h às 19h, pelo canal do Senge RJ no YouTube. Confira a programação completa.

A prévia virtual da Conferência Livre Estadual do Meio Ambiente e Agricultura – CLEMAARJ 2020 acontece das 9h às 19h, pelo canal do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) no YouTube.

Construída colaborativamente com cerca de cem entidades, a Clemaarj 2020 vai debater a governança e a fragilização da Gestão Ambiental Pública do Rio de Janeiro e do país e os ataques à legislação vigente, abordando de forma descentralizada as demandas ambientais das diversas regiões do Estado. O objetivo é produzir um documento consolidando as prioridades de enfrentamento e resistência do movimento social, que sirva de referência para a sociedade civil e também para os órgãos públicos de controle, fiscalização e aplicação de políticas públicas, como o Ministério Público, e entidades ambientais.

“A organização e os objetivos da Clemaarj  tonaram-se ainda mais importantes na realidade em que estamos vivendo, com pandemia, decorrente de questões ambientais, ameaças de privatização da água, retrocessos, aprofundamento das desigualdades, da má distribuição de renda”, afirma o engenheiro agrônomo Jorge Antônio, diretor do Senge RJ e um dos coordenadores da Clemaarj 2020. “Por isso, a conferência continua atraindo adesões e mobilizando setores da sociedade, unidos em defesa da agricultura, da produção segura de alimentos, de qualidade de vida, saúde e democracia.”

Os debates vão cobrir sete principais eixos temáticos, escolhidos em pré-conferências regionais, realizadas em um processo horizontal e altamente descentralizado:

  • Água, crise hídrica, saneamento e saúde ambiental
  • Agricultura e agroecologia
  • Justiça ambiental
  • Resistência contra o retrocesso, racismo ambiental, genocídio do povo negro, lidernaças e comunidades tradicionais
  • Energia
  • Dívida pública
  • Educação ambiental

Prevista originalmente para acontecer de forma presencial, junto a um grande ato público no Centro da cidade, a Conferência terá agora uma versão virtual prévia. Assim que a pandemia de Covid 19 esteja superada, os organizadores planejam definir uma nova data para o encontro.

👉 LINK DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/SengeRJ1

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PROGRAMAÇÃO EM PDF

Saiba mais

https://www.sengerj.org.br/posts/3956-clemaarj-2020-a-reacao-do-rio-aos-ataques-a-politica-ambiental

https://www.sengerj.org.br/posts/3842-comecam-as-pre-conferencias-tematicas-da-conferencia-livre-estadual-de-meio-ambiente-e-agricultura

 

 

Pular para o conteúdo