Como os dados de mobilidade podem prevenir o contágio em tempos de pandemia

Nesta quarta (30), às 17h30, o engenheiro Rômulo Orrico, da Coppe/UFRJ, vai analisar as relações entre informações de mobilidade urbana e políticas sanitárias. Ele coordena projeto em parceria com o Cefet-MG, que foi selecionado pelo Pnud.

O Senge RJ convidou, para debate nesta quarta (30), às 17h30, o engenheiro civil Rômulo Orrico, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, que vai analisar as relações entre dados de mobilidade urbana e as políticas sanitárias durante a pandemia. Orrico é coordenador do projeto “Mensuração da eficácia da política de isolamento social da Covid-19 a partir de modelos de demanda de transporte”, desenvolvido em parceria com o Cefet-MG, que foi selecionado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para integrar o programa “Explorando o impacto da Covid-19 e a resposta política na América Latina e no Caribe, por meio de dados de mobilidade”. O engenheiro Miguel Sampaio, diretor do Senge RJ, vai conduzir a conversa, ao vivo, que aborda, entre outro temas, a contribuição da engenharia nacional para o controle da pandemia.

Os pesquisadores selecionados terão acesso a dados anônimos sobre mobilidade, que serão disponibilizados pelo Pnud em conjunto com a empresa Grandata, sediada em São Francisco (EUA). As informações serão extraídas de uma plataforma criada pelas duas instituições para facilitar a análise dos movimentos da população fora de suas residências. O objetivo é ajudar a entender os impactos socioeconômicos da pandemia no país e, assim, contribuir para que o Pnud tenha como planejar uma resposta política na região que engloba America Latina e Caribe.

O debate será transmitido ao vivo pelos canais do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) no Facebook e no YouTube. Perguntas e comentários podem ser encaminhados pelos espaços de comentários e chat.

Assista e contribua.⠀

👉 LINK DA TRANSMISSÃO NO FACEBOOK: https://bit.ly/2G7KqBa