Conferência ambiental do Rio reúne 150 organizações

A Clemaarj 2022 vai acontecer no dia 25 de junho, no Teatro Oscar Niemeyer, em Niterói. A mobilização em defesa das pautas do meio ambiente inclui, ainda, Festa Junina Ambiental, no dia 29 de junho, na Praça XV.

Um conjunto de 150 organizações que atuam em causas ambientais vão realizar em junho uma grande mobilização no Rio de Janeiro para defender as pautas da agroecologia, do meio ambiente, da justiça social e da segurança alimentar. Em 25 de junho, no Teatro Oscar Niemeyer, em Niterói, acontece a Conferência Livre Estadual de Meio Ambiente e Agricultura do Rio de Janeiro (Clemaarj), com uma programação de debates das 9h às 18h. Já no dia 29, na Praça XV, haverá a Festa Junina Ambiental, com 64 barraquinhas de entidades promotoras do evento. As inscrições para a Clemaarj são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/oF9myE23HZ5yJzqC9 

“Os ataques à agenda ambiental brasileira se agravaram e é importante que o movimento social some forças para resistir, para mobilizar sua militância e para definir uma pauta consistente, que será apresentada aos candidatos, em todas as instâncias, nas eleições de 2022”, explica Jorge Antônio, diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) e um dos coordenadores do evento.

Em 2020, ele lembra que a Clemaarj precisou acontecer de forma virtual, devido ao cenário de pandemia, que exigia então forte distanciamento social. Os canais online também serviram para a realização das pré-conferências nos eixos temáticos que vão, agora, subsidiar a edição deste ano da conferência.

São 16 temas em debate: água e saneamento; cidades; resíduos sólidos; juventude; mudanças climáticas; gestão costeira; esportes e meio ambiente; agricultura e agroecologia; agricultura urbana; educação ambiental e cultura; mulher e meio ambiente; energia e meio ambiente; dívida pública; justiça ambiental; resistência contra retrocessos; defesa das áreas verdes. A parte da manhã da Clemaarj é dedicada a sintetizar as conclusão de cada eixo, que, na parte da tarde, serão consolidadas em uma carta aberta com os pontos principais definidos pelos participantes.

ATO PÚBLICO AMBIENTAL e Festa Junina Ambiental
O Ato Público Ambiental combinado com a Festa Junina Ambiental, na Praça XV, sedimenta a mobilização articulada na Praça XV durante a Clemaarj 2022. O Ato e a Festa estão marcados no Dia de São Pedro, 29 de junho, de 10h às 21h. Entre os participantes estão as entidades que subscrevem a CLEMAARJ —  Fetagri, CRQ, Senge RJ, MST, Unacoop, o Consea Rio, ONDAS, Ecocidade, CBHs, a ONG Baía Viva, Armazém do Campo, Aldeia Maracanã, entre outras. Shows musicais também estão previstos para a atividade.

SAIBA MAIS : 
https://www.facebook.com/clemaarj
https://clemaarj.org/

> Confira a lista completa dos expositores da Festa Junina Ambiental:
https://d1jma837vts1w4.cloudfront.net/ckeditor_assets/attachments/4117/festa_junina_barracas.pdf 

> Relação de apoiadores da Clemaarj 2022:

 

 

 

 

> Clique no link abaixo para comprar as camisetas do evento, com desconto até o dia 31 de maio:

Pular para o conteúdo