Confira a avaliação da contraproposta apresentada pela EPE

Sindicatos e comissão de empregados vão consultar os profissionais sobre teletrabalho, a fim de elaborar uma proposta a ser encaminhada à empresa. E uma nova rodada de negociação será agendada.

Negociação Coletiva: Senge-RJ x Empresa de Pesquisa Energética
Vigência: 2020/2021
Data da ocorrência: 26/08/2020
Ocorrência: Resumo de assembleia de avaliação de contraproposta ACT/CCT

Senge-RJ, Sintergia e Sinaerj realizaram nesta quinta (27), junto à comissão de empregados da EPE, plenária consultiva para discussão do processo de negociação do ACT 2020-2021 e apreciação das contrapropostas apresentadas pela empresa.

Participaram cerca de 60 profissionais, dos 73 inscritos. Feita a apresentação do cenário negocial, o debate foi aberto para definição de estratégias.
Abaixo, as principais questões levantadas:

1. A contraproposta da empresa foi considerada insuficiente para fechamento breve do ACT.
  2. Diante da proposta da EPE de não reajustar salários e benefícios, chegou-se a ventilar a possibilidade de ajuizamento de dissídio coletivo e/ou de solicitação de mediação junto ao TRT. A proposta permanecerá em estudo até que outros aspectos da negociação se definam.
  3. A sugestão de liberação de 10 dias de trabalho, sem prejuízo dos salários, apresentada pelos sindicatos e pela comissão de empregados foi bem recebida, embora não tenha sido considerada suficiente para celebração do acordo.
  4. A proposta de retirada de cláusulas do ACT para sua inclusão em normativo interno da empresa foi considerada viável pelo grupo, desde que a EPE assuma o compromisso de estabelecer cronograma para realização dessa tarefa.
  5. Foram feitas diversas manifestações favoráveis à incorporação do debate sobre extensão e regulamentação do teletrabalho nas negociações em curso. Há avaliações de que a implantação permanente de um regime híbrido do trabalho, que atenda às expectativas do corpo funcional, pode vir a compensar algumas das perdas eventualmente acumuladas neste ACT.

Sindicatos e comissão de empregados recolherão sugestões de todos os profissionais sobre o tema teletrabalho, a fim de elaborar proposta a ser encaminhada à empresa. Em paralelo, agendarão nova rodada de negociação com a EPE para transmitir as inquietações e ponderações apresentadas na plenária.

Mantenha seu cadastro atualizado e fique atento a novas informações. Não deixe de participar dos nossos próximos encontros.

Senge RJ

Email: [email protected]
Telefones: (21) 3505-0717 e (21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.