Conheça as propostas do ONS na íntegra

Os avanços e o texto completo de ACT apresentado pela instituição irão a assembleia nesta quarta (16). Em discussão, por exemplo, o reajuste a partir de 1º de setembro, mas escalonado por faixa salarial.

Negociação Coletiva: Senge RJ x Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

Vigência: 2020/2022

Data da ocorrência: 15/09/2020

Ocorrência: contraproposta da empresa

INFORME SOBRE A QUARTA RODADA DE NEGOCIAÇÃO DO ACT 2020/2022

Nesta segunda (14), a Intersindical ONS participou da quarta rodada de negociação com a empresa para discutir o ACT 2020-2022, por meio de plataforma digital – online. Na ocasião, o ONS apresentou sua proposta do ACT 2020/2022, lembrando que, na primeira rodada, no dia 7 de agosto, a intersindical havia acordado 23 cláusulas (INFORME À CATEGORIA NO DIA 12/08/2020), de um total de 38 cláusulas. Agora, foi apresentado o resultado para as 15 cláusulas restantes para, então, apresentarmos a proposta completa de nossa pauta do ACT 2020-2022.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Destaques:

A Intersindical ONS negociou exaustivamente, ao longo dos últimos 37 dias desde a primeira reunião, na busca de avanços para a categoria. Foi possível alcançar alguns, a serem detalhados nas assembleias que ocorrerão, conforme descritos a seguir.

Os principais pontos da proposta apresentada pela empresa são:

• Reajuste do ticket e do auxílio-educação pelo IPCA, sendo que, no caso do ticket, haverá também a complementação de um terço do talonário, quando da fruição de férias, de forma a garantir um talonário completo no mês de férias dos trabalhadores. Ressalta-se que, atualmente, o trabalhador tinha direito a 2/3 de um talonário de tickets.
  • Reajuste salarial, a partir de 01 de setembro/2020, de acordo com tabela abaixo:

Não obstante os inúmeros esforços da Intersindical ONS, a aplicação do índice de reajuste não contemplará a todos os trabalhadores. Mas haverá abono que considera o índice de reajuste do IPCA (2,44%) de maneira a garantir que o abono seja correspondente ao somatório anualizado do IPCA para o período de agosto/19 a setembro/20. O abono atingirá 110 (cento e dez) trabalhadores, sendo 37 (trinta e sete) com salários entre 115,81% e 119,99% e 73 (setenta e três) com salários acima de 120% da faixa.

Teletrabalho, criação de cargos e correção das faixas para os trabalhadores que se encontram abaixo de 80% da faixa foram contemplados em carta compromisso.

Para  conhecer a proposta na íntegra, basta acessar o link abaixo:

CARTA-ONS-0024_ACT-2020_2022.pdf

Assembleias para deliberação da proposta

Os sindicatos que compõe a Intersindical ONS realizarão suas assembleias na próxima quarta-feira (16/09), nos seguintes horários:

Os sindicatos irão encaminhar, às suas bases, a convocação para as assembleias, que acontecerão em ambiente virtual. Convidamos a todos os trabalhadores do ONS a participarem das assembleias em suas respectivas bases. Sua presença é fundamental.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

INTERSINDICAL ONS

Confira o edital para a assembleia do Rio, nesta quarta (10h): https://www.sengerj.org.br/posts/nesta-quarta-16-10h-assembleia-vota-contraproposta-do-ons

Senge RJ
Email: [email protected]
Telefones: (21) 3505-0717 e (21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.