CPRM: primeiras rodadas de negociação não avançam

Nova reunião está marcada para 9 de agosto, às 14h. Confira a pauta unificada na íntegra e os posicionamentos da empresa.

Negociação Coletiva: Senge-RJ x Companhia De Pesquisa De Recursos Minerais

Vigência: 2021/2022

Data da ocorrência: 29/07/2021

Ocorrência: Informe do Senge_RJ

Foram iniciadas as negociações para celebração do ACT 2021-2022 da CPRM. Desde 15 de julho (data da primeira reunião), três reuniões já foram realizadas com a participação da comissão patronal e de diretores dos sindicatos signatários do acordo, dentre eles o Senge RJ.

A primeira rodada de negociação foi dedicada à apresentação das partes e à uma breve exposição de conjuntura do diretor Administrativo-Financeiro da empresa. Na ocasião, os sindicatos solicitaram prorrogação do ACT vigente até que se chegue a um acordo com relação ao novo instrumento coletivo, além de celeridade no processo negocial. A empresa se comprometeu a prorrogar o ACT mensalmente, com formalização dessa prorrogação até o dia 25 de cada mês. Não houve apresentação de contraproposta, cláusula a cláusula, por parte da empresa, mas somente dos princípios que norteariam a negociação.

A segunda e a terceira rodadas de negociação foram realizadas nos dias 21 e 26 de julho, já após o encaminhamento, pela empresa, do seu posicionamento sobre a integralidade da pauta unificada apresentada pelos sindicatos e CONAE.

Vale ressaltar que a proposta da CPRM para o fechamento do ACT não atende minimamente à pauta de reivindicações dos(as) trabalhadores(as), o que demonstra fiel alinhamento da empresa com o governo atual, responsável pela imposição de uma série de perdas de direitos, já anunciada pelo slogan: MENOS DIREITOS, MAIS EMPREGOS. O resultado tem sido, na verdade, a perda de ambos!

A proposta da CPRM é de reajuste zero de salários e benefícios, sob a justificativa de vedação imposta pela Lei Complementar 173/2020; de paridade entre empregados e empresa na cobertura de assistência médica para adequação da CPRM à Resolução CGPAR (cuja constitucionalidade vem sendo objeto de intenso debate e revisão legislativa); exclusão das mães dependentes como beneficiárias da assistência médica; e rejeição de TODAS as cláusulas novas, com retirada de algumas antigas cujo conteúdo seria preservado apenas por normativo interno da empresa.

Nas três reuniões, os sindicatos reagiram fortemente a essa contraproposta e defenderam a posição dos(as) trabalhadores cláusula a cláusula, reivindicando revisão do posicionamento patronal.

A próxima reunião de negociação será realizada no dia 09 de agosto, às 14h, para nova discussão a respeito de todas cláusulas pendentes de acordo. A empresa já se dispôs a reavaliar algumas delas.

É fundamental que os trabalhadores se mantenham atentos, mobilizados e resistentes para o êxito do processo de negociação!

No link abaixo, você encontrará o posicionamento da empresa (com a réplica dos sindicatos) sobre todas as cláusulas discutidas.

POSICIONAMENTOS_NEGOCIAÇÃO_ACT 2021-2022_ CPRM

No link seguinte, a pauta unificada encaminhada à empresa.

CPRM XXXIV ACT 2021-2022 Protocolada.pdf

Senge RJ
[email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (WhatsApp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.