Debate analisa o que está em jogo na autonomia do BC

Movimento SOS Brasil Soberano, do Senge RJ, entrevista nesta sexta-feira (19), às 17h, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli.

O Movimento SOS Brasil Soberano, do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), retoma sua agenda de debates online em 2021, com o tema “Autonomia do Banco Central: para quê?”, nesta sexta-feira (19), às 17h, com a presença da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli.

A autonomia do Banco Central, uma pauta há tempos defendida pelas instituições financeiras, foi aprovada pelo Congresso no dia 10 de fevereiro e aguarda sanção presidencial. Qual o papel dessa instituição decisiva na economia e por que os banqueiros querem sua atuação desvinculada das políticas públicas de governo?

No Soberania em Debate que vai tratar dessas questões, Fattorelli será entrevistada pelo historiador e cientista político Francisco Teixeira, e pelo advogado e cientista político Jorge Folena, ambos da coordenação do Movimento SOS Brasil Soberano. Devido à gravidade da pandemia de covid-19 no Brasil e à necessidade de distanciamento social, os encontros e eventos do Movimento SOS Brasil Soberano continuam sendo realizados pela internet.

A transmissão ao vivo acontece no canal do movimento no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano  , com duração de 50 minutos, aberta a perguntas e comentários pelo chat.

Debatedora:

• Maria Lucia Fattorelli – Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, atuou como assessora técnica da CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados Federais, entre  2009 e 201. Foi membro da Comissão de Auditoria Integral da Dívida Externa Equatoriana (CAIC), na Subcomissão de Dívida Externa com Bancos Privados Internacionais, em 2007 e 2008. Essa Comissão realizou uma ampla auditoria da dívida externa do Equador, cujo relatório final revelou 30 anos de ilegalidade e ilegitimidade nas contas governamentais daquele país, e suscitou questionamentos similares nos demais países da América Latina. Auditora fiscal da Receita Federal de 1982 a 2010, tem  MBA em Administração Tributária pela EAESP/FGV, graduada em Ciências Contábeis, pela Fundação Educacional Machado Sobrinho, e em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em auditoria da Dívida Pública e administração tributária.

Entrevistadores:

• Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político. Professor titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, professor titular do CPDA/UFRJ-UFJF. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti em 2014.
  • Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB.