Democracia e as bases do bolsonarismo, nesta sexta (14), às 18h

Como se articulam as forças de apoio ao governo e o papel da oposição estarão na pauta do cientista político Leonardo Avritzer, da UFMG, e do historiador Francisco Teixeira.

Democracia e as bases sociais do bolsonarismo serão tema do próximo Soberania em Debate, nesta sexta-feira (14), às 18h, realizado pelo Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa patrocinada pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ). Leonardo Avritzer, professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que coordenou a pesquisa de opinião apontando rejeição a ideias golpistas, e o historiador Francisco Teixeira, coordenador do SOS Brasil Soberano, vão abordar questões como:

– Quais as reais bases do bolsonarismo?
– As relações entre militares, o bolsonarismo e os interesses econômicos.
– O fenômeno Bolsonaro e o papel da mídia.
– Quem é a oposição, hoje, no Brasil?
– Qual o papel das esquerdas?

A transmissão do Soberania em Debate será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no YouTube ,  aberta a perguntas no chat.

Palestrantes

• Leonardo Avritzer – Professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é graduado em Ciências Sociais, mestre em Ciência Política, doutor em Sociologia Política e membro do Comitê Científico do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares. Coordenou a pesquisa que revelou o aumento de rejeição a ideias golpistas.
  • Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político, professor titular de História Moderna e Contemporânea na UFRJ, no CPDA/UFRRJ e na UFJF. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti em 2014.