Documentário da TV 247 conta história do hacker que desmascarou a Lava Jato

"Delgatti, o hacker que mudou a história do Brasil" reúne entrevistas feitas por Joaquim de Carvalho e Thiago Monteiro, sobre o jovem apontado pela PF como responsável pelo vazamento das conversas da Operação Lava Jato ao The Intercept.

Com informações do portal 247

A TV 247 lançou o documentário “Delgatti, o hacker que mudou a história do Brasil”, sobre Walter Delgatti Neto, apontado pela Polícia Federal como responsável pelo vazamento das conversas dos integrantes da Operação Lava Jato ao The Intercept Brasil. Durante um mês, Joaquim de Carvalho e Thiago Monteiro realizaram entrevistas e captaram imagens em cinco cidades: Araraquara (SP), Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Brasília e São Paulo (SP). Depois disso, foram mais 15 dias de edição, em um trabalho que envolveu o o uso de drone e câmeras com definição de 4k. O resultado é o vídeo de 1 hora e 15 minutos de grande relevância jornalística e histórica.

Na reportagem, conhece-se muito sobre Delgatti, um jovem de classe média baixa que foi abandonado pela mãe e criado pelos avós num bairro operário de Araraquara, cidade que se desenvolveu em função da ferrovia e da indústria, em meio ao agronegócio da região.

O documentário também quer mostrar como o ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol, estrelas da Lava Jato, prosperaram, enquanto o Brasil empobreceu, como consequência direta das ações da força-tarefa, que criminalizaram as próprias empresas investigadas, e não só os seus executivos e gestores.

Entre os entrevistados, está Carlos Habib Chater, o dono do Posto da Torre, empreendimento que os investigadores de Curitiba apresentaram como o “caixa eletrônico” da propina, e que deu origem ao nome Lava Jato da força-tarefa. Dupla farsa: não havia “caixa eletrônico” da propina nem relação da empresa com políticos. Também não havia serviço lava jato no Posto da Torre. Chater passou mais de 500 dias preso, e  conta como ele e outros presos foram torturados psicologicamente para contar aquilo que os procuradores queriam ouvir. Havia um método nas abordagens.

Concluído após as sentenças de Moro, considerado suspeito e parcial em decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal, o documentário levanta a seguinte questão: os crimes que vieram à tona nas mensagens obtidas por Delgatti ficarão impunes? A PF afirma não ser possível garantir a veracidade das mensagens, mas seus autores nunca contestaram seu conteúdo.

O documentário só se tornou possível graças aos quase 2 mil membros da comunidade e internautas que participaram do financiamento coletivo. É o primeiro de muitos trabalhos que a TV 247 realizará, com apoio decisivo da comunidade.

Assista o documentário neste link.