Enel (Ampla) apresenta nova contraproposta para cláusulas econômicas

Houve um pequeno avanço nos índices de reajuste, em relação à negociação anterior, mas a empresa ainda não abordou cláusulas novas inseridas para o próximo ACT. Uma nova reunião deve acontecer na próxima semana.

Negociação Coletiva: Senge RJ x Ampla Energia e Serviços S.A.

Vigência: 2021/2023

Data da ocorrência: 18/11/2021

Ocorrência: Resumo de Reunião de Negociação

No dia 17 de novembro, o Senge RJ, STIEEN e STIEENNF e os demais sindicatos signatários do ACT da Enel participaram da quarta rodada de negociação com a empresa com vistas à celebração do ACT 2021-2023.

Na ocasião, a empresa apresentou uma nova contraproposta econômica com pequeno avanço com relação à anterior, conforme a seguir:

Reajuste de salário: reajuste na próxima folha de 5,50%, retroativo a primeiro de outubro, e de 5,28% em janeiro de 2022, de modo a completar o INPC integral do período entre datas-base. Na primeira contraproposta, o reajuste em outubro seria de apenas 3,09%, com o restante do INPC sendo aplicado apenas em janeiro de 2022.
Abono compensatório: abono de 23,87% sobre salários + adicionais fixos, para compensação das perdas decorrentes do não reajuste pelo INPC integral em outubro de 2021. Na contraproposta anterior, o abono era de 33,22% dos salários + adicionais. O percentual diminuiu em função da diminuição das perdas salariais, já que a empresa propôs aplicar em outubro um percentual de reajuste maior.
Benefícios: está mantida a proposta de que todos os demais benefícios, tíquete-alimentação, creche, auxílio a pais e filhos excepcionais e auxílio-funeral, serão reajustados pelo total do INPC de 10,78% a partir outubro de 2021.
Os sindicatos manifestaram o seu descontentamento com o fato de que, ao longo de quatro rodadas de negociação, a empresa não fez qualquer menção às cláusulas novas, propostas nas pautas sindicais, restringindo-se a contrapropor a atualização do ACT vigente em termos de valores de salários e benefícios. Além disso, solicitaram esclarecimentos sobre a aplicação de reajuste para pessoas em férias, antes da submissão da contraproposta da empresa à assembleia, mencionaram ter expectativas de concessão de um tíquete-alimentação melhor (conforme pauta), reiteraram a importância de pagamento de um abono maior – que não se resuma a compensar perdas relativas à não aplicação de um reajuste integral em outubro – e, por fim, novamente manifestaram intenção de discutir teletrabalho no âmbito deste ACT, conforme pauta encaminhada.

A empresa adiantou a dificuldade de avançar nas questões levantadas, mas se dispôs a reavaliar as demandas e a realizar mais uma reunião na próxima semana, dia 24, antes da eventual convocação das assembleias.

Mantenha o seu cadastro atualizado e fique atento(a) a novas informações.

Senge RJ
Email: [email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge RJ para receber nossas notificações.