Entidades filiadas ao Crea-RJ têm até 23 de maio para apresentar projetos de patrocínio

O Chamamento Público soma R$ 300 mil. É possível submeter três projetos de até R$ 20 mil; dois de até R$ 25 mil, 30 mil ou 40 mil; ou apenas um projeto de até R$ 50 mil.

Fonte: Crea-RJ

Dezenove entidades de classe cadastradas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro podem participar do Chamamento Público nº 0001/2023 e concorrer a recursos que chegam, no total, a R$ 300 mil. Para isso, precisam apresentar, até o próximo dia 23 de maio, projetos de apoio financeiro, mediante regras e condições estabelecidas no Edital do Crea-RJ.

O coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDRJ), engenheiro civil Tércio Queiroz, explica: “O Chamamento Público é o momento em que o Sistema Crea/Confea ajuda as associações a se capitalizarem para realizar seus projetos. Inclusive, fizemos treinamentos nas dependências do Crea-RJ para que as associações pudessem se inteirar das informações e requisitos necessários a fim de buscar esses recursos.”

Para o engenheiro Itamar Marques Jr, Coordenador da Comissão de Análise de Projetos do Chamamento Público do Crea-RJ, essa iniciativa possibilita o fortalecimento das entidades de classe e dá condições delas realizarem o aprimoramento dos profissionais a elas vinculados, por meio de cursos de capacitação e outros eventos. “Como o processo de apresentação das propostas é feito por meio do TCU, o Crea-RJ está dando todas as orientações para que as entidades participem desse Chamamento”, informou.

Entre as entidades que podem ser contempladas com recursos do Crea-RJ estão a SEAERJ, a SOBES-RIO e a AEARJ, que já concorreram em anos anteriores.

A Conselheira do Crea-RJ e membro da Comissão do Chamamento Público, engenheira Catarina Luiza de Araújo, dá mais detalhes: “As entidades de classe podem apresentar três projetos de até R$ 20 mil; dois projetos de até R$ 25 mil, 30 mil ou 40 mil; ou apenas um projeto de até R$ 50 mil. Esses recursos podem ser utilizados na realização de feiras, workshops, encontros profissionais, publicações técnicas, palestras, cursos, seminários, simpósios, conferências, congressos e atividades afins, de forma virtual, presencial ou mista”.

Outro membro da Comissão, engenheiro Alexandre Sanna, reforça que “as parcerias dos Chamamentos Públicos aproximam as entidades de classe do Crea-RJ e, da cooperação institucional, surgem benefícios para os profissionais do Sistema, como capacitação técnica e orientações profissionais, entre outras”.

A administradora de empresas Márcia Tavares também integra a Comissão e lembra que o Chamamento Público é uma parceria com as entidades de classe, em mútua cooperação de finalidades de interesse do Sistema Confea/Crea. “É quando as entidades têm a oportunidade de tornar mais eficaz a execução dos seus projetos. E, nesta edição, as ações estão todas de forma online”.

O Edital de Chamamento Público pode ser acessado no site do Conselho: https://novoportal.crea-rj.org.br/wp-content/uploads/Edital_Chamamento_Pu%CC%81blico_2023_2_Retificado_18.04.2023.pdf.

A homologação das entidades de classe contempladas será realizada pela Plenária do Crea-RJ, no próximo dia 3 de julho.