Honório Gil, um engenheiro a serviço das causas justas

O Senge RJ lamenta a perda, no sábado (2), do companheiro que fez história na Cedae e junto aos movimentos sociais e sindical. Foi diretor do Senge RJ entre 1995-1998. Honório Gil, presente!

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) lamenta a perda, no sábado (2), de Honório Gil, engenheiro que fez história junto aos movimentos sociais, na Cedae, onde se aposentou, e no movimento sindical – foi diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) entre 1995 e 1998, na gestão de Sergio Almeida.

“O companheiro Honório Gil sempre lutou ao lado das causas justas, pelo saneamento como um direito universal, pela Cedae pública, por um Brasil menos desigual”, conta Clovis Nascimento, vice-presidente do Senge RJ, de quem foi colega na estatal.

Para o fotógrafo e amigo Guina Araújo Ramos, Honório Gil foi a pessoa mais generosa que conheceu. Recentemente, Guina registrou (foto à esq.) a participação do engenheiro, em 2018, apoiando a ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no Sapê, em Niterói.

Ary Girota, presidente do SindÁgua-RJ, que também trabalhou com Honório Gil na Cedae, definiu assim o amigo: “Um cedaeano raiz, exemplo na luta por direitos e causas sociais. Um dos homens mais determinados e humanos que conheci, trabalhador, engenheiro, pai, avô, marido. Honório Gil deixa como legado a determinação, exemplo e convicções do que podemos, enquanto classe trabalhadora, realizar, e de que lado devemos estar na história.”

O Senge RJ deixa aqui sua homenagem ao grande companheiro, e compartilha da tristeza de amigos e familiares.

Honório Gil, presente! Hoje e sempre!

Fotos: arquivo pessoal (perfil Facebook); e Guina Araújo