Impasse na negociação com a INB pode levar a dissídio

O procurador do MPT sugeriu à juíza mediadora uma nova reunião, para que ele tentasse conciliar as divergências sobre o índice de reajuste.

Negociação Coletiva: Senge RJ x Indústrias Nucleares do Brasil S/A
Vigência: 2021/2022
Data da ocorrência: 31/10/2022
Ocorrência: Informe do Senge RJ

RESUMO DA REUNIÃO DO TST DO DIA 28/10/22

Após o retorno da reunião no TST da última quarta-feira (26/10/2022), os sindicatos informaram a mediadora sobre a divergência na ATA, e a empresa apresentou uma contraproposta de 80% do IPCA 2021 aplicados em janeiro de 2022 e 70% do IPCA 2022 aplicados apenas em janeiro de 2023. Após a apresentação, os sindicatos rejeitaram a contraproposta, alegando que ela não atende os anseios da categoria aprovados nas assembleias realizadas em setembro 2022. A nova proposta apresentada pela INB não altera a anterior.

Os Sindicatos questionaram a incoerência da INB que, em determinado momento, diz não ter condições de pagar os retroativos em 2022, que qualquer negociação realizada no corrente ano só seria realizada em janeiro de 2023, e, agora, diz que tem que pagar os retroativos no atual exercício. A empresa foi questionada sobre a única cláusula do ACT que a mesma não está praticando (a liberação sindical), e o coordenador da Negociação por parte da INB informou que seria restabelecida, se os Sindicatos aceitassem a contraproposta da INB. Os Sindicatos responderam que não aceitam suborno e muito menos chantagens.

Face às divergências da INB, os Sindicatos informaram que não tinham como levar a proposta à apreciação da Assembleia, e solicitaram o comum acordo para o DISSÍDIO do ÍNDICE. A INB respondeu que necessitava da resposta da DIRETORIA EXECUTIVA e que informaria na próxima semana.

Em virtude dos fracos argumentos apresentados pela INB para melhorar as condições econômicas do ACT, o procurador do MPT sugeriu à JUÍZA MEDIADORA que agendasse nova reunião no decorrer da próxima semana, para que ele conversasse com os advogados das partes na tentativa de mediar e conciliar as divergências.

A INTERSINDICAL.

SENGE RJ

Email: [email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (WhatsApp) – atualize seu número de celular junto ao Senge RJ para receber nossas notificações.