Inscrições abertas para o I Encontro Virtual de Engenharia e Desenvolvimento Social

O evento acontece nos dias 29 a 31 de outubro, com o objetivo de debater a construção de uma Engenharia Popular e Solidária. É promovido por estudantes do Nides/UFRJ.

I Encontro Virtual de Engenharia e Desenvolvimento Social (Eveds) acontece nos próximos dias 29, 30 e 31 de outubro, reunindo engenheiros, professores e estudantes Engenharia, para debater caminhos que permitam desenvolver metodologias mais democráticas de produção tecnológica, a formação em Engenharia e a construção de uma Engenharia Popular e Solidária. As inscrições podem ser feitas até o dia 27, pelo link: https://forms.gle/jYRDoaz3xx4bY86a7 

O evento terá como tema “O Brasil e suas Múltiplas Crises”. É realizado por um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dos cursos de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, Defesa e Gestão Estratégica Internacional e Economia, que integram a disciplina Gestão Participativa, ofertada pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides).

“Apesar de a crise sanitária ser a pauta em maior evidência neste ano, sabemos que diversas outras têm se aprofundado e precisam ser discutidas: ambiental, social e econômica”, explicam os organizadores. “E qual o papel da engenharia nesses processos? Como nós, que lutamos por uma engenharia popular e solidária, podemos atuar diante dessa realidade?”

O Eveds é composto por cinco mesas de debates abertas, que podem ser acompanhadas por meio do canal do Youtube.

Além dos debates, acontecerão salas de apresentações de experiências e oficinas.

O Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (Eneds), na versão presencial, sempre teve por objetivo  abrir um espaço de reflexão dentro da Engenharia, para discutir os caminhos e as possibilidades de desenvolvimento social. O evento busca interligar as instituições de ensino e pesquisa, de setores públicos e privados, dos movimentos sociais e da própria sociedade civil, com o intuito de constituir-se como um meio de conscientizar os participantes sobre a demanda pública e popular de tecnologia com fins sociais de forma emancipadora.

Surgiu no Rio de Janeiro, por meio do Soltec/UFRJ, e já passou pelo Rio Grande no Norte, Pará, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Dessa forma pretende-se unir todos e todas que buscam fazer engenharia de forma popular e solidaria.

No ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19 e a impossibilidade de promover encontros regionais ou nacionais que provocassem aglomeração, os organizadores optaram por realizar um outro evento, o Encontro Virtual de Engenharia e Desenvolvimento Social (Eveds).

Mais informações 

Instagram: https://www.instagram.com/eveds.2020/

Facebook: https://www.facebook.com/ENEDSbr

INSCRIÇÕES : https://forms.gle/jYRDoaz3xx4bY86a7

Pular para o conteúdo