Lançamento do Livro do Fogo à Luz – Encontro com a Tortura de Pedro Hidalgo

O livro relata as memórias do engenheiro chileno como preso político da ditadura de Pinochet

Será lançado dia 26 de setembro, quarta-feira, na sede da OAB-RJ, e distribuído gratuitamente, o livro “Do Fogo à Luz”, de autoria do Engenheiro Agrônomo Pedro Hidalgo, Ex-ministro da Agricultura responsável pela Reforma Agrária no governo Salvador Allende e também ex-preso político na ditadura chilena de Pinochet.

Editado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ), com prefácio de Plínio de Arruda Sampaio, o texto inédito relata as memórias de Hidalgo como preso político em Santiago sob o domínio do ditador que liderou, durante 17 anos, um governo sangrento que deixou milhares de vítimas de prisão, tortura, morte e desaparecimento.

Pedro Hidalgo traz, em um texto contundente, um registro denso de graves violações de direitos humanos durante regime do general Augusto Pinochet e a luta de sua família para resgatá-lo das mãos da repressão política. O relato é de grande contribuição para o momento que vivemos no Brasil e é um estímulo para a consolidação da Comissão da Verdade, que se propõe a lançar luzes sobre nosso passado.

O conteúdo do livro deve ser motivo de reflexão e de exame para o resgate do conturbado processo que vive a América Latina na luta pela democratização do continente. Não podemos mudar o passado, mas o conhecimento histórico da América, como um todo e em suas particularidades durante este período sangrento, nos permitirá fazer escolhas futuras que assegurem as conquistas de estados soberanos e a negação de toda e qualquer forma de relação totalitária de convivência.

O lugar escolhido pelo SENGE-RJ para lançar “Do Fogo à Luz” não foi aleatório. A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) se destaca por suas contribuições históricas em defesa da democracia, por sua incansável vigília pela liberdade de expressão e pela defensa dos direitos humanos. A OAB-RJ esteve ao lado do povo brasileiro na luta pelo fim da ditadura militar e pela anistia; criou e colocou no ar a campanha pela Memória e pela Verdade; criou a sua própria Comissão da Verdade, para ajudar a Nacional, procurando investigar os crimes de tortura, desaparecimento e prisões ilegais com apoio do Judiciário; deflagrou a campanha pelo tombamento dos principais locais usados no Rio de Janeiro para a tortura de presos na ditadura pós 1964, com sua
posterior transformação em centros de cultura, debates e resgate da memória histórica.

Lançamento:

Dia: 26 de setembro de 2012, quarta-feira.

Horário: 19h às 22h.

Local:
Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB– RJ)
Av. Marechal Câmara, 150 – 4º andar – Plenária José Lins e Silva