Mútua: profissionais de engenharia têm benefícios sociais e financeiros

A caixa de assistência dos engenheiros está com uma promoção: novas anuidades saem por R$ 50,00, este ano. A instituição oferece crédito subsidiado, seguro de vida, auxílio em dinheiro, previdência privada, etc.

A Mútua, caixa de assistência dos profissionais da engenharia, está com uma promoção para aqueles que se associarem em 2022: as novas anuidades saem por R$ 50,00, e só voltam ao valor normal de R$ 200,00 a partir do segundo ano. “Os recursos da Mútua se destinam a apoiar os profissionais em todo o ciclo produtivo, tanto  no aprimoramento da carreira, como em caso de imprevistos e dificuldades, ou no amparo a seus dependentes e na preparação da aposentadoria”, explica o engenheiro mecânico Luiz Antonio Baratta, diretor financeiro da instituição.

São dois tipos de linhas de apoio: os benefícios sociais e os empréstimos em condições muito mais favoráveis que as do mercado, os chamados benefícios reembolsáveis. “Durante a pandemia, ajudaram muitas vezes os profissionais a atravessarem os momentos mais críticos da retração econômica”, conta Baratta.

O propósito da Mútua, diz o diretor financeiro, é que o profissional se sinta seguro, tenha na Mútua uma rede de proteção para as horas difíceis, ao mesmo tempo em que os recursos da instituição patrocinam projetos relevantes para a engenharia, fortalecendo a categoria e políticas de desenvolvimento nacional. Só podem se associar engenheiros e engenheiras registradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

Benefícios sociais
Os benefícios sociais disponíveis para os associados são o auxílio pecuniário, para quando o engenheiro ou engenheira esteja carente de recursos, por exemplo, em caso de desemprego; o pecúlio, indenização ao(s) beneficiário(s), em caso de falecimento do associado (R$ 20 mil, no caso de morte natural, e R$ 40 mil, por morte acidental), e auxílio-funeral (de até R$ 6 mil).

Segundo Baratta, todo sócio contribuinte da Mútua passa a ter uma conta no TecnoPrev, plano de previdência complementar da instituição, onde é depositada uma parte da anuidade (R$ 50,00), valor que ele pode complementar, caso queira aumentar o total a ser recebido na aposentadoria. Como benefício adicional, o TecnoPrev permite a associados e dependentes abater parte do valor devido ao Imposto de Renda.

Reembolsáveis
Os benefícios reembolsáveis têm taxas mensais de 0,3 % a 0,65%, mais a média do IGPM, INPC e IPCA dos últimos 12 meses. Estão disponíveis em várias modalidades – Ajuda Mútua, Férias Mais, Garante Saúde e Equipa Bem. Este último, segundo Baratta, é voltado à aquisição de equipamentos que permitam e facilitem o desenvolvimento das atividades profissionais. Pode ser contratado para várias finalidades: aquisição de veículos; compra de equipamentos, aparelhos eletrônicos, hardware e software; aquisição, construção, reforma  ou ampliação de imóvel, aquisição de móveis e materiais; equipamentos, máquinas e implementos para atividade agropecuária; aquisição ou substituição de equipamentos e acessórios usados nas instalações de energias renováveis ou energias ecologicamente corretas, em estabelecimentos que sirvam a atividades profissionais; auxílio aos associados que necessitam de recursos financeiros para custeio de despesas de interesses profissionais.

Os benefícios reembolsáveis são muito procurados, segundo Baratta, devido à sua versatilidade, com destaque pelo crédito destinado à compra de veículo ou custeios de interesse profissional. Tanto os benefícios sociais quanto os reembolsáveis podem ser requisitados por associados que tenham cumprido 12 meses de carência.

Plano de saúde
Desde o início deste mês de agosto, novos seguros saúde da Mútua, em parceria com a Seguros Unimed, começaram a ser negociados para os associados. Os que aderirem até o dia 2  não terão carências. Ou seja, não precisarão aguardar para poderem usar toda a cobertura do plano, vigente a partir de 1º de setembro. Também estarão isentos de taxa de adesão aqueles que fecharem contrato até o dia 31 de outubro.

Patrocínios
Os recursos da Mútua, além de suporte aos engenheiros, financiam projetos de promoção e fortalecimento da engenharia no país, por meio do programa Divulga Mútua. Por exemplo, a entidade está apoiando o Seminário Nacional: A importância da recuperação do setor naval para a retomada do desenvolvimento e da soberania do Brasil (clique aqui), cuja terceira e última etapa acontece no próximo dia 26, no Rio de Janeiro. O evento é  uma realização do Senge RJ, Senge RS e Senge PE, Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge),  Dieese, Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e pelo Clube de Engenharia. Nas etapas Rio e Pernambuco, tem o apoio do Crea-RJ, Crea-PE, Mútua-RJ, Mútua-PE, FNE, FNA e Confetu; e, no Sul, da FNE, Stimmerg, FNA e Confetu.

Entre os objetivos do programa Divulga Mútua está a difusão da importância das engenharias e da área tecnológica para o desenvolvimento sustentável do país e para a competitividade da indústria nacional.

A Mútua é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977.

. Para se associar, clique em: https://www.mutua.com.br/associe-se/

. Para conhecer mais, visite o site: https://www.mutua.com.br/