Na segunda (17), 18h30, no Senge RJ, lançamento de coletânea sobre a questão militar

O livro “Comentários a um delírio militarista” , organizado pelo historiador Manuel Domingos Neto, reúne 35 artigos que analisam uma proposta militar feita pelo grupo alinhado ao atual governo, para conduzir o país.

O livro “Comentários a um delírio militarista” (ed. Gabinete de Leitura), organizado pelo historiador Manuel Domingos Neto, será lançado na próxima segunda-feira (17), às 18h30, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), à avenida Rio Branco, 277/17º, no Centro do Rio. O lançamento terá debate com a participação da economista Flávia Vinhaes e do cientista político e professor da UFF Gisálio Cerqueira, após exposição a ser feita pelo organizador da obra, que reúne 35 artigos assinados por acadêmicos, lideranças políticas e de movimentos sociais, especialistas, professores, jornalistas, formadores de opinião. “Todos se inserem na linha de frente da resistência aos ataques à democracia”, escreve o organizador, que tem doutorado em História pela Universidade de Paris, e é ex-presidente da Associação Brasileiras de Estudos de Defesa (Abed) e ex-vice-presidente do CNPq.

Entre os autores estão nomes como o de João Pedro Stédile, liderança nacional do MST, José Genoíno, ex-assessor especial do Ministério da Defesa, do ex-ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, do historiador e professor Francisco Teixeira, entre outros.

Os artigos “comentam”, ou analisam, um documento elaborado em maio deste ano pelos militares e intitulado “Projeto de Nação – O Brasil em 2035”. Resultado de uma parceria entre o Instituto Sagres (de inspiração estadunidense), o Instituto Federalista e o Instituto General Villas Bôas, esse texto contém formulações “compatíveis com a prática governamental em curso”, afirma Manuel Domingos Neto no capítulo de Apresentação. Segundo o historiador, os autores reunidos na coletânea  compreendem que o documento militar é uma “publicação reveladora do pensamento de profissionais das armas que nunca abdicaram da pretensão de conduzir os destinos do país.” E, por isso, merece muita atenção dos que se dispõem a defender a democracia.

LANÇAMENTO

Comentários a um delírio militarista 
(org.Manuel Domingos Neto, ed. Gabinete de Leitura, 2022)

Exposição do  historiador Manuel Domingos Neto
Debate com a economista Flávia Vinhaes e o cientista político e professor da UFF Gisálio Cerqueira

>17 de outubro de 2022
>18h30
>Auditório do Senge RJ
Av. Rio Branco, 277/17º
Centro – RJ    

Pular para o conteúdo