No dia 3, Confea elege representante da engenharia civil no Rio de Janeiro

A votação para Conselheiro Federal e suplente será exclusivamente online, das 8h às 19h. Os profissionais de todas as modalidades de engenharia devem participar do processo eleitoral, que também vai renovar parte do plenário em outros estados.

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) vai eleger o representante do Rio de Janeiro e seu suplente na modalidade Engenharia Civil. A votação está marcada para 3 de novembro e será feita de forma exclusivamente eletrônica, pela internet, em site a ser divulgado pelo Confea em data próxima à da eleição. O Conselheiro Federal e seu suplente serão eleitos para o mandato de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. A votação, no caso do Rio, é para o representante da engenharia civil, mas todos os engenheiros, de todas as modalidades, devem votar.

O Plenário do Confea é composto por 18 Conselheiros Federais, representantes dos grupos profissionais e das instituições de ensino superior, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio. Renova-se anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966.

Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades (chamada Rosa dos Ventos), atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019. Os cargos de Conselheiros Federais em disputa nas Eleições 2022 do Sistema Confea/Crea serão os seguintes:
– Acre: representante da modalidade Industrial
– Alagoas: representante do grupo/modalidade Agronomia
– Amapá: representante da modalidade Elétrica
– Rio de Janeiro: representante da modalidade de Engenharia Civil
– Rondônia: representante da modalidade Engenharia Civil
– Sergipe: representante da modalidade Engenharia Elétrica

No Sistema Confea/Crea e Mútua, as eleições para os cargos de presidente e de conselheiros federais são regulamentadas pela Resolução nº 1.114, de 2019.

O sistema de votação eletrônica estará aberto no dia 3 das 8h às 19h, observado o horário oficial de Brasília. Após o encerramento, a Comissão Eleitoral Federal extrairá do sistema eletrônico todas as contagens, apurações, relatórios e dados que julgar pertinentes. A comissão tem até o dia 11 de novembro para consolidar essas informações, encaminhando ao Plenário do Confea a proposta de homologação das Eleições 2022. O Plenário, por sua vez, terá até o dia 25 de novembro para homologar o resultado. A divulgação oficial dos eleitos está prevista para o dia 28.

As candidaturas inscritas no Rio de Janeiro e em outros estados e mais informações sobre a eleição podem ser consultadas nos links abaixo: