O Senge RJ faz 90 anos! Parabéns aos engenheiros e engenheiras!

O Senge RJ faz 90 anos, na luta por um país soberano, dono de seu destino, capaz de se desenvolver com justiça social, alimentação saudável para todos, empregos , C&T, esperança e solidariedade.

O Senge RJ faz 90 anos, na luta por um país soberano, dono de seu destino, capaz de se desenvolver com justiça social, alimentação saudável para todos, empregos de qualidade , C&T, esperança e solidariedade.

Senge RJ faz 90 anos! Parabéns aos engenheiros e às engenheiras!

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) completa 90 anos, uma conquista de todos os engenheiros e engenheiras que, ao longo desta história, acreditaram e acreditam no poder da ação coletiva e das causas justas.

Em 2021, o Senge RJ representa os interesses dos engenheiros e engenheiras, lutando por um país soberano, dono de seu destino, capaz de se desenvolver com justiça social, alimentação saudável para todos, empregos de qualidade, ciência e tecnologia, esperança e solidariedade.

Os tempos são duros, de ameaças autoritárias e desmonte de estruturas institucionais estratégicas. Mas o Senge RJ não se intimida. Ao contrário, cresce na crise, fortalecendo sua articulação com os movimentos sociais, com a sociedade, com a engenharia popular e com todas as forças da resistência democrática.

A crise sanitária não impediu os esforços de mobilização, fundamentais neste período em que as relações de trabalho se tornam mais difíceis, pressionadas pelas perdas trazidas pela Reforma Trabalhista e pelo cenário de baixíssimo crescimento e inflação. No Senge RJ, o uso de plataformas virtuais tem assegurado a participação crescente de trabalhadores e trabalhadoras nas assembleias e nos processos de negociação, qualificados por assessorias técnicas especializadas. Todas as áreas do sindicato mantiveram seu atendimento de forma remota.

Outra frente de defesa dos direitos de engenheiros e engenheiras é o Departamento Jurídico do Senge RJ, que registra um índice de sucesso nas ações superior a 90%. Atualmente, são cerca de mil ações em andamento, o que pode significar um conjunto de mais de 50 mil representados. Na área de apoio profissional, o programa de cursos técnicos do Senge RJ, iniciado em 2015, já atendeu mais 2 mil engenheiros e engenheiras. Desde o ano passado, também dispõe de ferramentas de EAD.

São novos conteúdos, iniciativas, fóruns, frentes de ação.

A história do Senge RJ começa em 22 de setembro de 1931, com a criação do Sindicato Central dos Engenheiros, origem das representações estaduais desses profissionais. Em 1933, o Ministério do Trabalho e Emprego reconhece oficialmente o sindicato, que passa a se chamar Syndicato Nacional dos Engenheiros. Em 1939, com a Lei Orgânica de Sindicalização Profissional, do Decreto-lei nº 1.402 de 5 de julho de 1939 e de outros dois decretos leis, fica estabelecida a mudança para Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro (Serj), nome oficializado em 1941. Já em 1972, a entidade passa a ser chamada de Sindicato dos Engenheiros do Estado da Guanabara (Seeg). Esse título foi alterado algumas vezes até que, em março de 1978, passou a usar o atual nome de Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE RJ).

Uma vitória dos profissionais da engenharia e da sociedade brasileira.

Neste aniversário de 90 anos, a diretoria do Senge RJ parabeniza a todos e todas que têm compromisso com a engenharia e com o Brasil, presentes nessa trajetória de coragem, que marca a nossa ação sindical.

SENGE RJ

A diretoria