Os desafios do gerenciamento de áreas contaminadas no Estado do Rio de Janeiro

Inscrição gratuita

O Estado do Rio de Janeiro vem apresentando um aumento significativo no número de áreas contaminadas oficialmente reconhecidas, sendo a indústria, os postos de combustíveis e de serviços os responsáveis pelas atividades mais poluentes. Os projetos de Gerenciamento de Áreas Contaminadas requerem especialistas atualizados e com capacidade de atuarem de maneira integrada com equipes multidisciplinares, cabendo ao profissional de engenharia um papel de destaque na formulação, execução e coordenação das ações voltadas à caracterização e à remediação das diferentes áreas contaminadas do estado, tanto no âmbito governamental quanto da iniciativa privada.

Logo, esta palestra pretende oferecer um breve panorama a respeito da atuação institucional dos diferentes atores responsáveis pelo Gerenciamento de Áreas Contaminadas com especial enfoque aos desafios e oportunidades de atuação para os diferentes profissionais da engenharia.

Palestrante

Ricardo Soares – Químico industrial, doutor em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela UFF, atualmente é servidor de carreira do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). No instituto, foi Chefe de Serviço na Gerência de Licenciamento de Atividades de Saneamento e Resíduos (GELSAR) e atualmente está na Coordenadoria de Acompanhamento de Instrumentos de Licenciamento Ambiental (CILAM). Foi professor do MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Departamento de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e dos cursos técnicos de Meio Ambiente e de Petróleo & Gás da Index Cursos Profissionais. Foi Pesquisador em Química Analítica e Ambiental no Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).

Público-alvo:  Profissionais e estudantes (a partir do 8ª período) de engenharia e áreas afins.

Local: Av. Rio Branco, 277, 17° andar

Pular para o conteúdo