Parlamentares e eletricitários discutem retomada da Eletrobras pública com Casa Civil e AGU

A ministra em exercício, Mirian Belchior, e o adjunto da Advocacia-Geral da União, Flávio Roman, receberam integrantes da Frente Parlamentar pela Reestatização da Eletrobras e do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE).

FonteSalve a Energia

A ministra-chefe da Casa Civil em exercício, Mirian Belchior, e o adjunto da Advocacia-Geral da União, Flávio Roman, receberam nesta quinta-feira (13/04) os parlamentares que compõem a Frente Parlamentar pela Reestatização da Eletrobras e o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), para discutirem sobre o futuro da empresa.

Na reunião, foram feitos pedidos de efetividade e urgência nas ações do governo federal para a retomada da Eletrobras pública. Além disso, os participantes denunciaram o processo seletivo para contratação de novos funcionários por meio da empresa Taqe, que teve o seu contrato rescindido na quarta-feira (12) pela holding, após críticas à aplicação de viés ideológico nas entrevistas com os candidatos.

Os deputados e dirigentes sindicais destacaram, ainda, o processo desenfreado de demissões tocado pela direção Eletrobras privada. O Coletivo pontuou que os desligamentos dos trabalhadores e trabalhadoras trazem grave risco para o setor elétrico.

Contrato milionário
Na reunião, foi também denunciado o contrato milionário entre a empresa e a assessoria de comunicação ArtPlan, orçado em R$ 47 milhões, com o claro objetivo de atuar junto à mídia contra a reestatização da Eletrobras. Os dirigentes ressaltaram ainda a contratação de assessorias parlamentares para tentar assegurar a rejeição à reestatização dentro do Congresso Nacional.

Os parlamentares da Frente e os integrantes do CNE informaram à Casa Civil e à AGU que a Eletrobras tem agendada uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 17, e uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) para 27 abril, quando os acionistas vão debater pontos de interesse para a categoria, a exemplo da tentativa de extinção do cargo do representante dos empregados no Conselho de Administração. Por isso, detacaram a urgência nas ações do governo federal para a retomada da Eletrobras.

Os representantes da Casa Civil e da AGU ouviram atentamente as denúncias e os pedidos, definiram pontos focais e prometeram retorno em breve. A Frente Parlamentar e o Coletivo Nacional dos Eletricitários estão organizando outras agendas para tratar da reestatização da Eletrobras.

Estiveram presentes os deputados federais Alencar Santana (PT-SP), Erika Kokay (PT-DF), Lindbergh Farias (PT-RJ), Patrus Ananias (PT-MG), Odair Cunha (PT-MG), Glauber Braga (Psol-RJ), João Daniel (PT-SE) e Mauro Benevides Filho (PDT-CE), além de representantes sindicais de todo o Brasil.

Nota da redação –  Em email enviado ao Senge RJ no dia 17 de abril, a assessoria de comunicação da Taqe informa que as perguntas do teste de conhecimentos gerais baseado no noticiário do país, feitas no processo de seleção, foram formuladas em 2020, não tendo sido atualizadas desde então. Embora a empresa afirme que não pretendiam avaliar preferência política ou viés ideológico, pede desculpas e informa que as perguntas já foram excluídas da sua base de dados.