Presidente do Senge RJ propõe atos públicos em defesa da legalidade

Na posse da nova diretoria do sindicato, Olímpio Alves do Santos defendeu a mobilização da sociedade contra as ameaças dos militares contra o processo eleitoral. “Não podemos achar que essas histórias de golpe são de brincadeira, porque não são", afirmou.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), Olímpio Alves dos Santos (foto), defendeu a mobilização da sociedade e a realização de manifestações públicas em defesa do processo eleitoral e da democracia no país. Em discurso durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Senge RJ, ele alertou que as ameaças de golpe devem ser levadas a sério e terem uma resposta.

“Estamos vendo a todo o momento notícias de possibilidade de golpe; os senhores que usam farda se acham donos desse país e querem interferir no TSE; o ministro da Defesa dizendo o que o TSE deveria fazer – isso não lhe cabe”, criticou. “Temos que convocar atos em defesa da legalidade, em defesa do respeito ao processo eleitoral que nós temos.”

Na avaliação de Olímpio, o Brasil têm longa tradição golpista e as ameaças precisam ser consideradas seriamente. “Não podemos achar que essas histórias de golpe são de brincadeira, porque não são – já tivemos essa péssima experiência. Acho que, neste momento, não devemos ficar na defensiva, mas partir para a ofensiva.”

O dirigente do Senge RJ ressaltou que, historicamente, a classe dominante brasileira fez de tudo para manter privilégios. “Ao longo de todo o período republicano, ela nunca respeitou os acordos, a Constituição. Sempre que achou que seus interesses estavam sendo maculados, ela deu um golpe.”

Por isso, advertiu Olímpio, é importante encontrar formas de garantir o respeito à legalidade e ao processo eleitoral como ele se deu até hoje – com exceção de 2018, que o dirigente considera uma eleição fraudada pelas manobras judiciais da Lava-Jato que tiraram Lula da disputa. “Deveríamos pensar com muita profundidade e calma e nos organizar.”

Durante palestra no evento de posse da nova gestão do Senge RJ, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula, Roberto Amaral, também criticou o padrão brasileiro de recorrer a golpes, como na Proclamação da República, que conciliam disputas políticas, com o uso da violência, para evitar rupturas efetivas na ordem dos privilégios. Segundo ele, neste momento é fundamental defender a democracia e retomar a pauta socialista.

Nova gestão
A Diretoria e o Conselho Fiscal do Senge RJ tomaram posse na última sexta-feira (6) para a gestão de 2022-2025. Estiveram presentes dirigentes importantes da engenharia, políticos, parceiros, jornalistas: o presidente da Federação dos Sindicatos de Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Fisenge), Roberto Freire; do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza; do Clube de Engenharia, Márcio Girão; do Searj, Isabel Tostes; o vice-presidente do Crea-RJ Francis Bogossian e a jornalista Hildegard Angel; a vereadora Tainá de Paula (PT-RJ); as pré-candidatas a deputadas estaduais Náustria Albuquerque e Marina; o jornalista Miguel do Rosário, do blog Cafezinho; o metalúrgico Edson Rocha, dirigente sindical, entre outros.

“Estamos aqui para iniciar uma nova caminhada, para que a gente possa mudar e reconstruir esse país”, afirmou Olímpio. “Isso significa, basicamente, superarmos a vergonhosa desigualdade que temos. Trazer para a cidadania milhões e milhões de pessoas, e reafirmar nosso compromisso com a engenharia. A tarefa da engenharia é trazer uma vida melhor para as pessoas.”

Cosenza, do Crea-RJ, enfatizou a necessidade de de defender a soberania nacional e a geração de tecnologia no país, criticando a transferência de conhecimentos estratégicos para o exterior. Freire, da Fisenge, lembrou a importância do sindicato para o movimento social, onde nasceu, entre outras, a campanha das Diretas Já, pela volta do voto direto e fim da ditadura civil-militar. Girão, do Clube de Engenharia, apontou a relevância da engenharia para o desenvolvimento. E Isabel, do Searj, reafirmou o compromisso solidário das entidades de engenharia. “A Searj está de braços dados com vocês; precisamos estar juntos para garantir a democracia”, afirmou.

Confira nos links abaixo os nomes da nova Diretoria e do novo Conselho Fiscal:

https://www.sengerj.org.br/pages/3-diretoria-colegiada

https://www.sengerj.org.br/pages/47-conselho-fiscal

Fotos: Claudionor Santana 

Pular para o conteúdo