Primeira reunião da Enel/Ampla adia proposta de cláusula econômica

Nova rodada foi agendada para 30 de setembro, às 16h, quando a empresa formalizará uma contraproposta de reajuste.

Negociação Coletiva: Senge RJ x Ampla Energia e Serviços S.A.

Vigência: 2021/2023

Data da ocorrência: 20/09/2021

Ocorrência: Resumo de Reunião de Negociação

No dia 20 de setembro, os sindicatos signatários do ACT da Ampla, do grupo Enel, dentre eles o Senge RJ, realizaram a primeira rodada de negociação com a empresa com vistas à celebração do ACT 2021-2023. Na ocasião, a empresa apresentou duas questões norteadores das negociações:

a) A sede nova no Rio de Janeiro será inaugurada em 28 de setembro, o que implicará conversa sobre o enquadramento em ACT dos profissionais dessa nova base (o Senge RJ, no entanto, representa todos os profissionais da categoria no Estado do Rio de Janeiro).
b) O valor do INPC de setembro será fechado em 10 de outubro, motivo pelo qual a empresa sugeriu postergar o debate sobre as cláusulas econômicas até que se tenha essa definição. Alertou, no entanto, que esse aumento da inflação está descolado da previsão orçamentária da empresa.
Feitas essas considerações iniciais, a empresa se comprometeu a prorrogar o ACT vigente e manifestou intenção em recontratá-lo integralmente, sem alterações.

Os sindicatos reagiram, afirmando ser essa a primeira vez que a empresa posterga a negociação até que seja publicado o valor do INPC. Mencionaram, ainda, que a despeito das ponderações da empresa com relação à previsão orçamentária, a expectativa dos(as) trabalhadores(as) é recompor, integralmente, o poder de compra dos seus salários e reajustar os seus benefícios, sem parcelamento. Reforçaram, além disso, que a expectativa da categoria é receber um reajuste salarial a partir de outubro e não um abono em sua substituição, tendo em vista as perdas recorrentes que esse recurso impõe.

A empresa contra-argumentou que o orçamento não previa uma inflação de mais de 10% e que será necessário ampliar o debate a respeito do assunto. Os sindicatos novamente reiteraram o seu posicionamento, com registro em ata.

Por fim, os sindicatos mencionaram a importância de tratar do plano de saúde, resolvendo neste ACT os problemas identificados pela categoria.

Nova reunião foi agendada para dia 30 de setembro, às 16h, quando a empresa trará uma contraproposta econômica formal e serão discutidas as cláusulas não econômicas novas da pauta de reivindicações.

Mantenha o seu cadastro atualizado e fique atento(a) a novas informações!

Senge RJ
Email: [email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (WhatsApp) – atualize seu número de celular junto ao Senge RJ para receber nossas notificações.