Proposta do Sinaenco não repõe perdas do período

Os representantes dos sindicatos -- Senge RJ, Sintcon e Sarj -- consideraram as condições para a CCT 2022-23 insatisfatórias, mas vão levá-las aos trabalhadores. Confira na íntegra.

Reunião de negociação: Senge RJ x Sinaenco-RJ – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
Vigência: 2022/2023
Data da ocorrência: 17/06/2022
Ocorrência: Resumo de Reunião de Negociação

No dia 15 de junho de 2022, Sintcon, Senge RJ e Sarj realizaram a primeira rodada de negociação com o Sinaenco com vistas à discussão da CCT 2022-2023, que abrangerá os empregados das empresas do setor de engenharia e arquitetura consultiva do Estado do Rio de Janeiro, cuja pauta de reivindicações foi entregue em 26 de maio, após aprovada numa assembleia esvaziada, realizada no mesmo dia 26 de maio.

A comissão patronal abriu a reunião argumentando que os contratos previstos com a Prefeitura não aconteceram, o que vem causando graves prejuízos ao caixa das empresas, sem contar as dificuldades de execução de obras em um ano eleitoral. Além disso, comentaram que o índice que rege os reajustes de contrato do setor de consultoria (coluna 39 da FGV), para o mesmo período, foi de menos de 6%, mas que, no entanto, ofereciam um reajuste de 7% linear sobre os salários e pisos praticados em abril/2022 e nas demais cláusulas econômicas, sendo que, para os Vales Alimentação (VA) e Refeição (VR) o reajuste proposto é de 12,47%, ou seja, o INPC integral do período.

Os diretores do Senge RJ e do Sintcon ressaltaram que o índice apresentado é muito aquém do INPC, que, no período, foi de 12,47%, o que não atende às necessidades da categoria, acrescido de anos de achatamento salarial e as empresas não apresentam uma proposta razoável para reposição das perdas, o que torna difícil levar esta proposta à apreciação da categoria.

Os diretores dos sindicatos informaram, ainda, que algumas empresas estão procurando os sindicatos para negociar em separado para oferecer algo mais próximo da reposição da inflação do período. Pela representação patronal, foi mencionado que os valores praticados de VA e VR, na CCT do Rio de janeiro, representa um ganho real de mais de 18%, considerando que, no Rio de Janeiro, o desconto é de apenas o valor facial de 1 ticket, enquanto em outros estados o desconto é de 20% do valor mensal da cartela, o que, segundo o Sinaenco, compensaria o índice de reajuste de 7% proposto pelas empresas. O representante do Sinaenco disse, também, que, segundo os índices da coluna 39 da FGV, as empresas terão 5,8% de reajuste nos contratos e que será inviável para elas repor as perdas inflacionárias do período.

Os dirigentes sindicais presentes afirmaram que a proposta é muito ruim, mas que vão apresentá-la aos trabalhadores, mas que irão defender pela rejeição da mesma por ser muito aquém do reivindicado, não repondo as perdas do período. Comunicaram também que será feita uma pesquisa comparativa para avaliar os valores do VA e VR pagos por outras empresas no mercado com o proposto pelo Sinaenco.
Clique no link abaixo para ler ou baixar o resumo da contraproposta do Sinaenco formalizada por e-mail

contraproposta sinaenco cct 2022-2023.pdf