Resistir Centro: colabore na reforma de ocupações na região central da cidade

Doações vão financiar obras básicas para dar dignidade e segurança às moradias. A iniciativa é da Central de Movimentos Populares, com apoio do Senge RJ, Ippur/UFRJ, da Universidade da Cidadania, Germinal e Jubileu Sul. Veja como contribuir.

A Central de Movimentos Populares (CMP) lançou uma campanha para arrecadar doações destinadas a financiar reformas básicas em moradias populares no centro do Rio. O objetivo é fortalecer a luta dessas famílias por dignidade, assegurando condições para sua permanência na área central da cidade.

A iniciativa tem o apoio do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), do Observatóriodas Metrópoles, vinculado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), da Universidade da Cidadania, também da UFRJ, da Germinal e do Jubileu Sul.

Os recursos arrecadados serão utilizados em medidas como desratização de ocupações, reestruturação de instalação elétrica, reduzindo riscos de curto circuitos e incêndios, em obras de esgotamento sanitário e de substituição de coberturas e telhados. Todas as intervenções terão a supervisão de profissionais habilitados, responsáveis também pelo seu planejamento.

No Centro do Rio de Janeiro existem pelo menos 50 edificações abandonadas, segundo o levantamento do CMP, que foram ocupadas por pessoas sem teto, como forma de ter uma moradia para viver. “São mães solteiras, famílias vindas de outras cidades ou estados, pessoas expulsas de conjuntos habitacionais por milícias, ex-moradores de rua, e outras pessoas de baixa renda sem teto”, explica a apresentação da campanha de doação. “Muitos desses imóveis eram prédios comerciais ou administrativos, que foram abandonados e deixados vazios por anos. Ao serem ocupados, eles foram adaptados para servir de moradia, mas muitos se encontram em grave estado de precariedade.”
Clique no link abaixo e apoie essa proposta!