Segunda etapa do Seminário da Indústria Naval vai debater região Norte e Nordeste

O evento acontece nesta quinta-feira (11), em Recife, das 9h às 18h30. Já passou por Porto Alegre, e seu encerramento será no Rio, no dia 25. É organizado por Senge RJ, Senge RS e Senge PE, pelo Dieese, pela CNM/CUT e pelo Clube de Engenharia.

Com mesas de debate dedicadas ao contexto específico das regiões Norte e Nordeste, acontece nesta quinta-feira (11), em Recife, das 9h às 18h30, a segunda etapa do Seminário Nacional: A importância da recuperação do setor naval para a retomada do desenvolvimento e da soberania do Brasil (clique aqui para saber mais). Realização conjunta de trabalhadores, empresários e poder público, o evento já teve uma etapa em Porto Alegre e seu encerramento está programado para o Rio de Janeiro, no dia 25 deste mês. Os diagnósticos e as propostas apresentadas pelos participantes serão consolidados em documento produzido pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), base para a constituição de um Fórum da Indústria Naval permanente.

O Seminário Nacional: A importância da recuperação do setor naval para a retomada do desenvolvimento e da soberania do Brasil é organizado pelos sindicatos dos engenheiros do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Pernambuco – Senge RJ, Senge RS e Senge PE –, pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), pelo Dieese, pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e pelo Clube de Engenharia. Nas etapas Rio e Pernambuco, tem o apoio do Crea-RJ, Crea-PE, Mútua-RJ, Mútua-PE, FNE, FNA e Confetu; e, no Sul, da FNE, Stimmerg, FNA e Confetu.

A etapa pernambucana, na próxima quinta-feira (11), será no Auditório do International Business Center (Av. Agamenon Magalhães, 2939 – Espinheiro, Recife). Na abertura dos trabalhos estarão presentes o presidente do Senge PE, Mozart Bandeira Arnaud, o presidente da Fisenge, Roberto Freire, e um representante do Sindimetal-PE. A mediação dos debates, na parte da manhã e da tarde, está a cargo de Edson Rocha, secretário de Administração e Finanças da CNM-CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí-RJ (STIMENI).

A primeira mesa, das 9h às 12h, trata das questões relacionadas ao setor naval na Região Norte. Participam, por videoconferência ou presencialmente, Fabio Vasconcellos, engenheiro naval, presidente do Sindicato da Indústria de Construção Naval do Estado do Pará (Sinconapa), diretor do Estaleiro Rio Maguari, vice-presidente financeiro do Sinaval e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); o senador Paulo Rocha (PT-PA); e Edivaldo Oliveira, representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Manaus e Estado do Amazonas.

O segundo debate, sobre a Região Nordeste, vai das 14h30 às 18h30, com Sérgio Bacci, vice-presidente executivo do Sinaval, Luiz Alberto Barros, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, Henrique Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE).

As inscrições para o Seminário Nacional: A importância da recuperação do setor naval para a retomada do desenvolvimento e da soberania do Brasil são gratuitas, e podem ser feitas nos links abaixo. Os debates serão transmitidos pelo canal do Senge PE no YouTube e em outras redes sociais dos organizadores. O objetivo do evento é elaborar uma agenda com diretrizes para a retomada da indústria naval e constituir um fórum que reúna os principais atores e entidades representativos do setor, para buscar junto aos governos políticas públicas perenes para o desenvolvimento de uma indústria naval forte, com produção local, tecnologia e empregos de qualidade.

Inscrições gratuitas
> 11/8 – Recife

> 25/8 – Rio de Janeiro 


PROGRAMAÇÃO

11/08 || RECIFE-PE
Auditório do International Business Center
Av. Agamenon Magalhães, 2939 – Espinheiro, Recife-PE
Mesa 1 (Região Norte): 9h às 12h
Mesa 2 (Região Nordeste): 14h30 às 18h30

Abertura: presidente do Senge PE, Mozart Bandeira Arnaud; presidente da Fisenge, Roberto Freire; representante do Sindimetal-PE.

Debatedores (Região Norte)

  • Fabio Vasconcellos, engenheiro naval, presidente do Sindicato da Indústria de Construção Naval do Estado do Pará (Sinconapa), diretor do Estaleiro Rio Maguari, vice-presidente financeiro do Sinaval e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará -FIEPA. (por videoconferência)
  • Senador Paulo Rocha (PT-PA) (por videoconferência)
  • Edivaldo Oliveira, representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Manaus e Estado do Amazonas. (por videoconferência)

Mediador: Edson Rocha, secretário de Administração e Finanças da CNM-CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí-RJ (STIMENI).

Debatedores (Região Nordeste)

  • Sérgio Bacci, vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore – Sinaval
  • Luiz Alberto Barros, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros
  • Henrique Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco- SIndimetal- PE.

Mediador: : Edson Rocha, secretário de Administração e Finanças da CNM-CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí-RJ (STIMENI).

Inscrições
presencial: https://sistema.sengerj.org.br/eventos/seminario-industria-naval-recife-presencial/inscrever
online: https://sistema.sengerj.org.br/eventos/seminario-industria-naval-recife-online/inscrever


25/08 || Rio de Janeiro – RJ
Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
9h às 13h

Abertura: presidente do Clube de Engenharia, Márcio Ellery Girão Barroso; presidente do Senge RJ, Olímpio Alves dos Santos; representantes dos sindicatos dos metalúrgicos do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis, candidatos a governador e senador do estado do RJ.

Debatedores:

  • Sérgio Bacci, vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação ­Naval e Offshore – SINAVAL
  • Edson Rocha, secretário de Administração e Finanças da CNM-CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí-RJ (STIMENI).

Mediador: Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro

Encerramento: Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, pesquisador do Ineep, professor titular aposentado da UFBa. (por videoconferência)

Inscrição gratuita
presencial: https://sistema.sengerj.org.br/eventos/seminario-industria-naval-rio-de-janeiro-presencial/inscrever
https://sistema.sengerj.org.br/eventos/seminario-industria-naval-rio-de-janeiro-online/inscrever

>> CLIQUE AQUI Para assistir a íntegra da etapa de Porto Alegre, realizada no dia 28 de julho

 

Pular para o conteúdo