Senge RJ lança capacitações a distância para os profissionais da Engenharia

As inscrições para os primeiros cursos online -- sobre aterramento elétrico básico, projeto e análise de risco de SPDA e autovistoria predial -- foram abertas este mês e o início das aulas está agendado para março.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro retoma este ano sua programação de capacitação profissional, pela primeira vez na modalidade a distância. As inscrições para os primeiros cursos foram abertas este mês e o início das aulas está agendado para março.

Serão oferecidos os cursos de “Aterramento Elétrico – Básico” , com inscrição até 26 de fevereiro; e “Projeto e análise de risco de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas)”, até 16 de março – ambos para engenheiros eletricistas, e com opção de contratação conjunta, em pacote; e “Capacitação para Elaboração de Laudo Técnico de Autovistoria Predial”, com inscrição até 8 março. Sócios do Senge RJ, profissionais ou estudantes, têm desconto de 36% ou 50%, de acordo com o curso.

Informações detalhadas sobre grade de conteúdo, perfil dos instrutores, preços, formas de pagamento, pré-requisitos, entre outras, podem ser consultadas no link: https://capacitacao.sengerj.org.br/

“O nosso objetivo é ajudar os profissionais de Engenharia a se reintegrarem em áreas com demanda e potencial para contratação”, afirma Marco Antônio Barbosa, diretor de Apoio Profissional do Senge RJ. “Nosso público-alvo preferencial, embora não exclusivo, inclui jovens recém-formados em busca de caminhos, trabalhadores que desejam se recolocar, aposentados dispostos a voltar ao mercado.”

Em 2020, depois de seis anos desde o início do programa, em 2014, o Senge RJ não ofereceu capacitação profissional, devido à pandemia de covid-19. A necessidade de isolamento social e a procura dos associados pelos cursos – 410 participantes em 2019 – motivaram a direção do sindicato a acelerar o projeto de Educação a Distância (EAD). E o ano passado foi dedicado a pesquisar e testar ambientes e metodologias.

Em levantamento feito pelo Senge RJ entre março e maio de 2020, iniciado antes da chegada do novo coronavírus, 62,02% dos profissionais responderam preferir EAD; 53,49%, aulas presenciais; e 37,98%, semipresenciais.

Os primeiros cursos online serão realizados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) hospedado na plataforma Moodle.Todo o conteúdo pedagógico será produzido pelos professores, sob a supervisão da área de Capacitação Profissional do Senge RJ, com certificação digital emitida pelo sindicato.

A partir das avaliações feitas pelos participantes, a agenda de capacitação, ao longo de todo o ano, vai seguir uma dinâmica de aperfeiçoamento contínuo. Segundo Marco Antônio Barbosa, a intenção é que, depois da pandemia, convivam cursos presenciais e a distância de forma permanente.