Senge RJ parabeniza o Sindicato dos Portuários por seus 41 anos

Os portuários se notabilizaram pela militância ativa. Foram base de apoio importante para o presidente João Goulart, deposto em 1964 pelo golpe militar, e hoje lutam contra a privatização dos portos.

O Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro completou 41 anos no último dia 25 de agosto. O Senge RJ cumprimenta os companheiros e companheiras pelo aniversário e pela história de lutas e conquistas.

Até a fundação da entidade, em 1981, o setor era representado basicamente por uma associação de empregados das Docas, estatal ligada à União, responsável pela gestão dos portos fluminenses — no Rio de Janeiro, em Itaguaí, Angra dos Reis e Niterói –, com 700 funcionários. Em 1993,  a lei 8666 permitiu o arrendamento de determinadas áreas portuárias para empresas privadas, mas ainda sob controle da estatal.

Durante essas mais de quatro décadas, os portuários do Rio conseguiram várias vitórias. Chegaram a garantir para a categoria um adicional de férias de 50%, reduzido a 45% com o atual governo.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) parabeniza o Sindicato dos Portuários e deseja vida longa à organização dos trabalhadores e trabalhadoras.

Senge RJ