Transpetro anuncia retomada da contratação de navios no país

Segundo o presidente da estatal, Sérgio Bacci, foi criado um grupo de trabalho, que deve apresentar, em 60 dias, um plano para um modelo modelo de aquisições.

Fonte: Transpetro

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, anunciou a criação de um grupo de trabalho para estudar o novo modelo de contratação de navios, destacando que essa será uma das missões da sua gestão. O executivo afirmou ainda que a retomada das aquisições ocorrerá dentro de parâmetros responsáveis e “não será a qualquer preço ou a qualquer prazo”.

Na sua avaliação, o Brasil precisa da retomada da indústria naval e, por isso, adiantou que a Transpetro, como braço logístico da Petrobras, apoiará essa iniciativa. “Chego à Transpetro com a missão de retomar a construção de navios em estaleiros brasileiros. É a primeira decisão dessa gestão e, para isso, já criamos um grupo de trabalho que em 60 dias apresentará um projeto com o novo modelo de contratação e o número de embarcações”, afirmou em coletiva à imprensa, no dia 4 de maio.

Segundo Bacci, a construção de novas embarcações visa atender prioritariamente à Petrobras, controladora da Transpetro. No longo prazo, a petroleira vai se beneficiar da ampliação da frota própria, porque reduzirá sua exposição às flutuações dos custos de afretamento e tornará sua logística ainda mais eficiente.

O presidente da Transpetro ressaltou ainda uma das principais orientações do GT. “A contratação de navios seguirá parâmetros responsáveis e todos os procedimentos de governança. Vamos contratar novos navios, mas não será a qualquer preço e a qualquer prazo.”

Bacci acrescentou que se reuniu com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para que eles possam integrar desde início o processo de contratação e deixá-lo dentro de todas as conformidades legais. Os recursos utilizados nesse programa virão do Fundo da Marinha Mercante (FMM), que foi elaborado para esse tipo de financiamento.

“Estamos conversando com o governo federal a fim de incluir esse projeto entre aqueles que serão priorizados no futuro programa de investimentos. E, além disso, vamos integrar a comissão mista entre Petrobras e o BNDES que visa facilitar a apresentação de projetos de financiamento da estatal”, explicou Bacci.

O meio ambiente também está na pauta do novo presidente. “O mundo está preocupado com a redução de emissões de gás de efeito estufa e devemos incorporar essa questão. Por isso, o projeto de contratação dos futuros navios prevê que eles terão tecnologias verdes de navegação.”

Bacci ressaltou ainda o braço logístico terrestre da Transpetro e sua vantagem ambiental em relação aos demais modais. Somente um duto operado pela companhia – o Osbra, oleoduto São Paulo-Brasília, tem capacidade de substituir o transporte que seria feito por caminhões bitrens e evitar uma emissão de aproximadamente 200 mil toneladas de CO2 por ano.

Concurso Público
Segundo Bacci, este ano será realizado novo concurso público para recompor o quadro de pessoal da companhia. Ele pretende fortalecer a diversidade e a liderança feminina na companhia. “Queremos promover melhorias nos processos seletivos internos para privilegiar um aumento de diversidade nas lideranças”, finalizou.

Confira aqui o vídeo completo da entrevista

Pular para o conteúdo