Valorização profissional é destaque na revista da Fisenge

A publicação online aborda o PL 626/20, que trata das denominações das atividades ligadas à engenharia, e da emenda à MP 1040/21, que quer acabar com o SMP da categoria, entre outros temas.

Com informações da Fisenge

A nova edição da revista Em Movimento, publicada online pela Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), destaca o Projeto de Lei 626/2020, em tramitação no Congresso, que proíbe o uso de nomenclaturas em postos ou cargos que precarizem o trabalho da engenharia. De autoria do deputado federal Rogério Correia (PT-MG), o projeto é uma iniciativa da Fisenge e dispõe sobre “a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional.”

A publicação também aborda a  emenda do PLV 15/2021, originária da Medida Provisória nº 1.040/2021, que tramita no Senado Federal e coloca em risco de revogação a lei que estabelece o Salário Mínimo Profissional.

Uma entrevista com o economista e supervisor técnico do escritório regional do Dieese RJ, Paulo Jäger, explica em detalhes as consequências da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e seus impactos nas políticas públicas.

A revista traz, ainda, informações relevantes para as mulheres no mercado de trabalho, além de uma reportagem destacando que, pela primeira vez em quatro décadas, desde a sua fundação, uma mulher engenheira disputou o cargo para presidência da Mútua, a engenheira agrônoma Giucelia Figueiredo.

O engenheiro eletricista e ex-diretor da Chesf, José Ailton Lima, assina artigo sobre o futuro da Eletrobras após a privatização, e o diretor do Senge RJ, Paulo Granja, faz um  balanço da ação negocial do sindicato no último ano.

Clique para ler na íntegra: