Violência e segurança pública em pauta, nesta sexta-feira (17), às 17h, ao vivo

Participam integrantes da Rede Fluminense de Pesquisadores sobre Violência, Segurança Pública e DDHH, que soltou nota esta semana apoiando a ADPF 635 - pela proibição de operações policiais nas comunidades durante a pandemia.

O Movimento SOS Brasil Soberano, uma ação do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), debate nesta sexta-feira (17),no YouTube, o tema “Violência, segurança pública e direitos humanos”, às 17h, com integrantes da Rede Fluminense de Pesquisadores sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos: o sociólogo Daniel Hirata, autor do relatório sobre as operações policiais no Rio, e os cientistas políticos Jacqueline Muniz e Paulo Baía.

Nesta semana, a Rede, que representa diferentes instituições de pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, soltou uma nota de apoio (leia aqui na íntegra) à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 635 . A ADPF, conhecida como Favelas pela Vida, pede ao STF, entre outras medidas, a não realização de operações policiais em favelas durante a epidemia de Covid-19, salvo hipóteses absolutamente excepcionais, devidamente justificadas por escrito pela autoridade competente e com a comunicação imediata ao Ministério Público — providência atendida em liminar do ministro Edson Facchin.

Segundo a nota das entidades, em 2018 foram registradas 1.534 mortes por agentes do Estado e, no ano de 2019, esse número aumentou 18%, chegando a 1.810 mortes. “A taxa de letalidade policial fluminense é a maior do país, respondendo por um quarto de todas as mortes por intervenção de agentes do Estado no Brasil”, afirma.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no YouTube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano , aberta a perguntas no chat.
Palestrantes

• Daniel Hirata – Doutor e mestre em Sociologia e graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenador do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos; pesquisador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ); e do Núcleo de Pesquisas em Economia e Cultura (NUCEC-UFRJ).
  • Jacqueline Muniz – Doutora em Ciências Políticas (Iuperj/Ucam) e antropóloga (Museu Nacional). Professora do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
  • Paulo Baía – Sociólogo e cientista político. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), militante social e escritor.

Mediador
Francisco Teixeira da Silva
 – Historiador e cientista político. Professor titular de História Moderna e Contemporânea da  UFRJ, professor titular do CPDA (UFRJ) e da UFJF. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais, Prêmio Jabuti em 2014.

> O Soberania em Debate faz parte da agenda do Movimento SOS Brasil Soberano, que é uma realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ). Por meio de eventos, debates e produção de conteúdos temáticos, a iniciativa tem o objetivo de recolher subsídios para colaborar na construção de um projeto de desenvolvimento nacional com empregos, soberania e justiça social.