XII Congresso Brasileiro de Agroecologia abre inscrição para trabalhos

A submissão de propostas vai até o dia 25 de junho. O evento, previsto para 20 a 23 de novembro, terá como tema "Agroecologia na Boca do Povo"

O XII Congresso Brasileiro de Agroecologia, grande evento que será realizado de 20 a 23 de novembro, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, agora tem um site. Essa plataforma vai funcionar para receber as inscrições, tirar dúvidas, abrigar as inscrições e chamadas para as participações e divulgar a extensa programação. A primeira convocatória para submissão de trabalhos está aberta até o dia 25 de junho, cobrindo 16 eixos temáticos. Na última edição, em Sergipe, foram mais de 2,8 mil trabalhos.

São 76 organizações na construção coletiva do CBA, entre eles o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ).

O lema do XII CBA será “Agroecologia na Boca do Povo”. A ideia é articular um entendimento comum em defesa da produção de alimentos adequados e saudáveis, da popularização da agroecologia e da construção de uma ciência comprometida com uma sociedade justa e tecida entre múltiplos saberes. A expectativa é reunir 5 mil participantes inscritas/os, entre pesquisadoras/es, docentes, estudantes, técnicas/os e extensionistas, agricultoras/es familiares, povos e comunidades tradicionais e ativistas dos movimentos sociais.

Além das atividades que ocorrem normalmente no CBA, está prevista a ocupação de diferentes espaços da cidade: nos Arcos da Lapa, no Circo Voador, no Cine Odeon, no Armazém do Campo, do MST, na Pedra do Sal, na Escola de Música da UFRJ, entre outros. No campo da produção dos trabalhos científicos, a intenção dos organizadores é defender uma ciência para enfrentar as desigualdades sociais e ecológicas, insubordinada a interesses corporativos. “Diante de tantos desafios e resistências tecidas nos últimos anos, firmamos nosso compromisso na defesa inegociável da democracia”, afirmam os organizadores no site. “Este é o ambiente em que a ciência da agroecologia ganha vida, onde na ‘Boca do Povo’, é comida, é justiça climática, é saúde.”

Confira o site:
https://cba.aba-agroecologia.org.br/

Pular para o conteúdo