XVII Eneds vai debater uma engenharia popular para reconstruir o Brasil

O Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (Eneds) acontece de 21 a 25 deste mês, no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na Ilha do Fundão. As inscrições são gratuitas.

O XVII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (Eneds) acontece de 21 a 25 deste mês, no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na Ilha do Fundão. “Popular e solidária: a engenharia necessária para reconstruir o Brasil” é o tema do evento deste ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://eneds.org.br/

“Destacamos a necessidade do compromisso da engenharia e demais áreas técnicas/acadêmicas com a superação urgente da política que levou à morte milhares de pessoas na pandemia, atentou contra a democracia e mergulhou o povo brasileiro numa crise econômica profunda, com altas taxas de carestia, desemprego, pessoas sem-teto”, explicam os organizadores. “Esse destaque é fundamental, já que as eleições de 2022 podem representar uma ruptura com a atual situação e o início de um longo processo de reconstrução nacional. Destacamos a capacidade que uma prática de engenharia contra-hegemônica tem, e pode ter cada vez mais na construção de desenvolvimento social e na superação urgente dos problemas supracitados, a partir da organização popular e valorização dos saberes tradicionais e da cultura brasileira.”

O objetivo do Eneds é promover ampla discussão sobre o papel da engenharia no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. A programação visa evidenciar a relação da engenharia, em todas as suas áreas de atuação, com o desenvolvimento social, fazendo conexões entre universidade, movimentos sociais e poder público. O Eneds reúne estudantes de graduação das engenharias e áreas afins, professores, pesquisadores, gestores públicos, empreendedores solidários, movimentos sociais, entidades da sociedade civil, políticos e membros do Estado. A intenção é questionar as bases científicas do modelo de desenvolvimento atual, que influenciam diretamente nas pesquisas e na formação em engenharia nas Universidades e centros de pesquisa do país.

Desde sua criação, em 2004, apresenta também exemplos de projetos bem sucedidos na área de tecnologias sociais de baixo custo e impacto ambiental, economia solidária, organização de trabalhadores de forma associativa ou cooperada. A partir de 2011, surgiram os Encontros Regionais de Engenharia e Desenvolvimento Social (Ereds),como preparação para o evento nacional. Os primeiros Ereds aconteceram nas regiões Sudeste e Nordeste, seguidos pela Região Norte. O Sul realizou o seu primeiro Ereds no ano passado e o Centro-Oeste estreará o seu este ano.

O Eneds foi uma iniciativa de estudantes e professores do Núcleo deSolidariedade Técnica (Soltec), sediado na Escola Politécnica da UFRJ. O Soltec/UFRJ atua solidariamente desenvolvendo competências em políticas públicas para a geração de trabalho e renda e promoção de direitos humanos. Os primeiros encontros aconteceram na UFRJ, com temas como “Tecnologiae Desenvolvimento Social e Solidário”, “A Tecnologia na Geração de Trabalho e Renda no Brasil” e “Outra Universidade, outra economia”. Em 2008, o V Eneds foi realizado na USP, com o tema “Os impactos da Engenharia e os Limites da Sustentabilidade”. A partir de então, o Eneds passou a ter sua localização alternada, tendo já passado pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Pará.

XVII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS)
Popular e solidária: a engenharia necessária para reconstruir o Brasil

  • 21 a 25 de novembro de 2022
  • Centrode Tecnologia (CT) da UFRJ
    Ilha do Fundão – Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Bloco A, 2º andar
    Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro

PROGRAMAÇÃO

Confira aqui a programação

Pular para o conteúdo