Dia 25, no Rio, especialistas buscam caminhos para a indústria naval no Sudeste

Das 9h às 13h, o evento é a última etapa do Seminário Nacional: A importância da recuperação do setor naval para a retomada do desenvolvimento e da soberania do Brasil, que já passou por Recife e Porto Alegre. A inscrição é gratuita.

No próximo dia 25, das 9h às 13h, acontece no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, a última etapa do Seminário Nacional: A importância da recuperação dosetor naval para a retomada do desenvolvimento e da soberania do Brasil. O evento é uma realização conjunta de trabalhadores e empresários do setor, e contou com duas etapas anteriores – em Porto Alegre (RS) e em Recife (PE), quando foram debatidas estratégias para os polos do Sul, do Norte e do Nordeste. Agora, a pauta é a  indústria naval na Região Sudeste, que chegou a ter 33.510 empregos diretos, em 2014, reduzidos, em março deste ano, a 12.971. No país inteiro, são apenas 19.410 empregos no setor, em comparação a 82.472, há oito anos.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), Olímpio Alves dos Santos, fará a mediação dos debates e estará na mesa de abertura, que também tem a participação dos presidentes do Clube de Engenharia, Márcio Ellery Girão Barroso; do Senge-RS, Cezar Henrique Ferreira; do Senge-PE, Mozart Bandeira Arnaud; e do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza. Por videoconferência, o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, pesquisador do Ineep, fará a palestra de encerramento do evento.

Integram a mesa de debates o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Sérgio Bacci, o secretário de Administração e Finanças da CNM-CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí-RJ(STIMENI), Edson Rocha, e José Maria Rangel, petroleiro, candidato a deputado federal, ex-coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

O seminário nacional é organizado pelos sindicatos dos engenheiros do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Pernambuco – Senge RJ, Senge RS e Senge PE –, pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), pelo Dieese, pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e pelo Clube de Engenharia. Nas etapas Rio e Pernambuco, tem o apoio do Crea-RJ, Crea-PE, Mútua-RJ, Mútua-PE, FNE, FNA e Confetu; e, no Sul, da FNE, Stimmerg, FNA e Confetu.

O desmonte do setor naval fluminense atingiu principalmente os municípios de Angra dos Reis, Niterói e a capital. Uma crise provocada, em grande medida, pela redução drástica no índice de conteúdo local do segmento (de 65% para 25%) e pela decisão da Petrobras de passar a contratar fora do país, principalmente plataformas vindas da Ásia. Tudo isso, no bojo dos ataques às empresas brasileiras do setor promovidos pela Operação Lava Jato.

Os diagnósticos  e as propostas para a retomada da indústria naval em uma política pública de Estado perene, de longo prazo, serão consolidados em um documento que está sendo produzido pelo Dieese. “As articulações desenvolvidas ao longo do seminário darão origem à formação de um Fórum da Indústria Naval, para pensar as dinâmicas, os desafios e os potenciais de um modelo de indústria naval consistente para o Brasil”, afirma Olímpio, do Senge RJ.


PROGRAMAÇÃO

Seminário Nacional: A importância da recuperação do setor naval para a retomada do desenvolvimento e da soberania do Brasil. 

25/08 || Rio de Janeiro – RJ

> Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 – Centro, Rio deJaneiro – RJ
> 9h às 13h

  • Abertura
    Presidente do Senge RJ, Olímpio Alves dos Santos; presidente do Clube de Engenharia, Márcio Ellery Girão Barroso; presidente do Senge-RS, Cezar Henrique Ferreira; presidente do Senge-PE, Mozart Bandeira Arnaud; presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza; representante da Federação Única dos Petroleiros.
  • Debatedores
    Sérgio Bacci, vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção eReparação Naval e Offshore – SINAVAL
    Edson Rocha, secretário de Administração e Finanças da CNM-CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí-RJ (STIMENI)
    José Maria Rangel, petroleiro, candidato a deputado federal, ex-coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP)
  • Mediador: Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ)
  • Encerramento: Sérgio Gabrielli,ex-presidente da Petrobras, pesquisador do Ineep, professor titularaposentado da UFBa. (por videoconferência)

Inscrição gratuita
presencial: https://sistema.sengerj.org.br/eventos/seminario-industria-naval-rio-de-janeiro-presencial/inscrever 
online: https://sistema.sengerj.org.br/eventos/seminario-industria-naval-rio-de-janeiro-online/inscrever

SAIBA MAIS
https://www.sengerj.org.br/posts/trabalhadores-e-empresarios-debatem-a-retomada-da-industria-naval
https://www.sengerj.org.br/posts/segunda-etapa-do-seminario-da-industria-naval-vai-debater-regiao-norte-e-nordeste

Pular para o conteúdo